Tempo
|
A+ / A-

INE

Confiança dos consumidores cai, mas clima económico estabiliza

29 jun, 2016 - 10:52

O indicador de confiança dos consumidores é calculado através de inquéritos a particulares, enquanto o de clima económico é calculado através de inquéritos a empresas de vários sectores de actividade.

A+ / A-

O indicador de confiança dos consumidores piorou em Junho e o clima económico estabilizou, após ter aumentado no mês anterior, divulga o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira.

"A evolução do indicador de confiança dos consumidores no mês de referência resultou do contributo negativo de todas as componentes, perspectivas relativas à evolução da situação financeira do agregado familiar, da poupança, da situação económica do país e do desemprego", refere o relatório.

Quanto ao indicador de clima económico, estabilizou em Junho nos 1,2 pontos, após ter aumentado entre Março e Maio.

"No mês de referência, os indicadores de confiança aumentaram na indústria transformadora e no comércio e diminuíram na construção e obras públicas e nos serviços", indica o INE.

Os indicadores de confiança do INE são calculados através de médias móveis de três meses dos saldos de respostas extremas a inquéritos. Um número negativo significa que houve mais respostas pessimistas do que optimistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+