Tempo
|
A+ / A-

Conta do gás natural desce a partir de sexta-feira

29 jun, 2016 - 07:24

A redução é de 13,3% para os consumidores domésticos, 14,6% para os empresariais e de 20,2% para os consumidores industriais.

A+ / A-

As tarifas de gás natural descem a partir de sexta-feira para todos os consumidores, com reduções que oscilam entre os 13% para as famílias e os 20% para a indústria.

Esta descida, a segunda em 2016, beneficia todos os consumidores de gás natural (cerca de 1,4 milhões), devido à redução das tarifas de acesso às redes determinada pelo regulador do sector energético.

As tarifas de acesso às redes são aplicadas directamente aos comercializadores que as transmitem aos consumidores finais nas facturas de fornecimento, pelo que esta redução se reflecte na factura de todos os consumidores de gás natural, quer estejam no mercado regulado ou no mercado liberalizado.

Assim, a redução é de 13,3% para os consumidores domésticos, 14,6% para os empresariais e de 20,2% para os consumidores industriais, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

No global, a partir de Julho, a descida acumulada será de 18,5% para os consumidores domésticos, de 21,1% para os consumidores empresariais e de 28,4% para os consumidores industriais.

A 01 de maio, as tarifas do gás tinham descido 6,1% para os consumidores domésticos (com consumos abaixo dos 10.000 metros cúbicos), 7,5% para os consumidores empresariais (baixa tensão acima dos 10.000 metros cúbicos) e 10,2% para os consumidores industriais (média tensão), na sequência da queda da cotação do petróleo.

As novas tarifas do gás natural vigoram até 30 de Junho de 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rodrigues
    29 jun, 2016 Portulãndia 10:09
    Por favor esclareçam a minha dúvida. Os 13,3% incidem sobre o valor global da factura ou apenas e só sobre o preço por m3 de gás? É que o peso maior está nos que acessoriamente é debitado. No gás como na água e na electricidade as taxas e taxinhas elevam o custo enormemente.

Destaques V+