Tempo
|
A+ / A-

Tabaco dá 69 milhões de euros ao Estado e aumenta em Julho

29 jun, 2016 - 08:45

Somando o imposto específico e o elemento sobre o valor do tabaco, o acréscimo de tributação será de cinco cêntimos. Depois, vem o IVA e um maço passa a custar, pelo menos, 4,59 euros.

A+ / A-

O Estado arrecadou 69,2 milhões de euros nos primeiros cinco meses do ano com o imposto sobre o tabaco, mais 75% do que em igual período do ano passado, e vai aumentar este imposto a partir de sexta-feira.

Os dados foram publicados pela Direcção-Geral do Orçamento (DGO), na semana passada, antes da entrada em vigor de um novo aumento, previsto no Orçamento do Estado para 2016.

O tabaco ao preço ainda em vigor só podia ser vendido até 30 de Junho, tendo de ser praticado o novo preço, que reflecte o aumento do imposto inscrito no OE 2016, a partir do primeiro dia do mês de Julho.

Segundo uma portaria do Ministério das Finanças, publicada a 4 de Abril, "as embalagens individuais de cigarros, que tenham aposta a estampilha especial referida no número anterior [antigas], só podem ser objecto de comercialização e venda ao público até 30 de Junho de 2016".

O aumento do Imposto sobre o Tabaco deverá resultar num aumento médio de um maço de cigarros de cerca de sete cêntimos, segundo cálculos efectuados pela consultora PricewaterhouseCoopers para a Lusa no início de Fevereiro.

Partindo de um valor base de 1,63 euros para um maço de 20 cigarros, o imposto específico, face à proposta do OE 2016, aumentará de 1,76 euros para 1,82 euros. Já o elemento sobre o valor do tabaco deverá manter-se nos 0,28 cêntimos. Tudo somado, o acréscimo de tributação será de cinco cêntimos (de 2,04 euros para 2,09 euros).

A este valor ainda acresce a aplicação do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado), pelo que o total dos impostos sobre este maço de cigarros atingirá 2,95 euros em 2016 face aos 2,89 euros de 2015. Ou seja, o maço de cigarros que custava 4,52 euros em 2015 passará para cerca de 4,59 euros em 2016, um aumento de sete cêntimos ou de 1,4%.

Além do aumento do preço, a estampilha de selagem do tabaco deixa de ser vermelha, como tinha sido definida em Julho de 2015, para ser de cor verde.

Segundo a mesma consultora, o aumento para o tabaco de enrolar também deverá ser de cerca de 1,4%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Oliveira
    29 jun, 2016 Sintra 12:35
    Todos os aumentos são para proteger as pessoas dos vícios. Grandes filhos da mãe. Não sou fumador, mas o cínismo desta gente enoja-me. Não sou fumador, mas o cínismo desta gente enoja-me.
  • Luís Cunha
    29 jun, 2016 Loulé 10:40
    XULOS, COBARDOLAS, PARASITAS. HIPÓCRITAS, É O QUE SE CHAMAR A GENTALHA QUE CRITICA OS FUMADORES E DEPOIS ...ORIENTAM-SE COM OS LUCROS DO TAL MATERIAL UE CONSIDERAM VENENO, MAS O DINHEIRO DE ONDE VEM...NÃO INTERESSA ! ATÉ OS A PRÓPRIA IMPRENSA...SÃO UMA CAMBADA DE COBARDES E HIPÓCRITAS AO DAR COBERTURA ,VISIBILIDADE A ESTES CASOS ! SÓ LHES FALTA COMEÇAREM A COMEÇAR A FAZER PUBLICIDADE ÁS CASAS DE COMPRA E VENDA DE OURO...COMO O OUTRO !!! SÓ ALDRABÕES E HIPÓCRITAS !!!!!! É , O DINHEIRO...NÃO É FERRO QUENTE !!!!!!!!
  • Alberto Martins
    29 jun, 2016 Lisboa 10:37
    "Cancro do pulmão e tabaco. Uma relação desvalorizada." "Tabaco dá 69 milhões de euros ao Estado e aumenta em Julho". "Somando o imposto específico e o elemento sobre o valor do tabaco, o acréscimo de tributação será de cinco cêntimos. Depois, vem o IVA e um maço passa a custar, pelo menos, 4,59 euros." Para os mias antigos...1 ESCUDOS o maço de tabaco...1 CONTO de "rés"...Deixem de fumar otarios irresponsáveis...
  • nuno
    29 jun, 2016 Carnaxide 10:14
    e quanto tira no orçamento da saúde?
  • Luís Cunha
    29 jun, 2016 Loulé 10:12
    O governo com as medidas , com as campanhas antittabagismo, só pretende cada vez mais incentivar os jovens a fumar e com isso...a consequente aumento das receitas...HIPÓCRITAS !!!!!!!!!!!!!!!! "O fruto proibido e´o mais apetecido" O mesmo se passa com o álcool, pois todo o mundo sabe que é impossível evitar que um menor de 18 anos beba, basta-lhe pedir a um amigo, pagar se for preciso,isto,para os que têm dinheiro, os que não tiverem...assaltam...culpa de quem ???

Destaques V+