Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Hoje é muito fácil praticar actos terroristas”, avisa Rui Machete

29 jun, 2016 - 01:26

Ex-ministro avisa que países europeus têm de aumentar despesas com a defesa e segurança.

A+ / A-

Os países europeus têm de aumentar os orçamentos de defesa e segurança, num mundo e num tempo em que “é muito fácil praticar actos terroristas”, defende Rui Machete em declarações à Renascença.

“ Até pela debilidade das sociedades de hoje é muito fácil praticar actos terroristas, há aqui problemas seríssimos em matéria de segurança, que têm de ser analisados”, disse o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, em entrevista ao programa “Terça à Noite”, gravado antes dos atentados desta terça-feira à noite em Istambul.

Rui Machete, que também já foi ministro da Defesa, defende que é preciso que os europeus estejam “conscientes de que é preciso uma acção prudente, uma acção constante e é preciso coragem” para resistir ao terrorismo.

E avisa que, desde a Cimeira da Nato de Setembro de 2014, se tornou claro que os países europeus têm de gastar mais dinheiro com a defesa.

“Na realidade temos vivido à custa das despesas em matéria de defesa norte-americana, o que nos sabe bem do ponto de vista económico, permite o predomínio americano, mas tem limites, porque o contribuinte americano também reage a isso a partir de determinados limites”, diz Machete, que espera que Hillary Clinton ganhe as eleições presidenciais americanas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Juan Panvini
    29 jun, 2016 Mafra 07:26
    Pode ser verdade que estejamos à "sombra" dos Americanos, eles QUEREM vender armas, mesmo que seja à custa do seu próprio povo, senão vejamos EUA é o pais com mais assassinatos entre população civil no Mundo ocidental, isso é SEGURANÇA? Todo este problema é derivado à guerra com o Iraque, quem foi que a provocou? EUA e Grã Bretanha, um dizia que eles tinham armas quimicas e o outro confirmava já que foi quem vendeu os equipamentos (diziam as mas linguas)

Destaques V+