Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sobe para 36 o número de mortos de atentado no aeroporto de Istambul

28 jun, 2016 - 20:51

Ataque terá sido levado a cabo por três bombistas que abriram fogo com metralhadoras antes de accionarem engenhos explosivos num dos aeroportos mais movimentados do mundo.

A+ / A-
Istambul. Atentado terrorista no aeroporto faz dezenas de mortos e feridos
Istambul. Atentado terrorista no aeroporto faz dezenas de mortos e feridos

Aumenta para 36 o número de mortos do atentado terrorista contra o aeroporto internacional de Istambul, na Turquia. Mais de 100 pessoas ficaram feridas.

O número de vítimas mortais foi avançado pelo primeiro-ministro turco, Binali Yildirim.

O ataque terá sido levado a cabo por três bombistas suicidas, avança o mesmo responsável.

Inicialmente, o ministro da Justiça tinha avançado a existência de dez mortos, número que foi agora actualizado para 36.

De acordo com fontes hospitalares citadas pela estação de televisão NTV, 106 pessoas ficaram feridas, algumas em estado considerado grave.

As primeiras informações avançadas por testemunhas e por uma fonte oficial referiram que dois bombistas suicidas fizeram-se explodir no aeroporto Ataturk, o terceiro mais movimentado da Europa e 11.º do mundo.

O atentado bombista aconteceu na zona das partidas, junto a uma das entradas, que é protegida por uma zona de segurança. Os atacantes ainda abriram fogo com metralhadoras antes de accionarem os engenhos explosivos.

Um dos bombistas terá conseguido passar pelas medidas de segurança e fez-se explodir no interior da zona de partidas do aeroporto Atartuk.

“O Estado Islâmico está por detrás do ataque"

O atentado ainda não foi reivindicado, mas tem semelhanças ao ataque contra o aeroporto de Bruxelas, em Março deste ano, que foi reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico.

A polícia turca acredita que o autoproclamado Estado Islâmico é responsável pelo atentado desta terça-feira no aeroporto de Istambul.

“O ISIS [acrónimo em inglês de Estado Islâmico] está por detrás do ataque”, avança fontes policiais citadas pela agência de notícias turca Dogan News.

No entanto, fonte oficial turca diz à mesma agência que ainda é cedo para confirmar quaisquer ligações aos jihadistas que controlam partes do Iraque e da Síria.

As imagens televisivas mostram dezenas de passageiros a abandonar o terminal em pânico, ambulâncias e equipas de emergência a socorrer as vítimas e um forte contingente policial.

Alguns voos destinados ao aeroporto internacional de Istambul já começaram a ser desviados para outros destinos.

Nos últimos meses, a Turquia tem sido alvo de vários atentados levados a cabo pelo autoproclamado Estado Islâmica e pelos rebeldes curdos.

Contactada pela Renascença, a Secretaria de Estado das Comunidades não tem ainda tem qualquer indicação sobre a existência de vítimas portuguesas, mas está já em contacto com os serviços de representação consular.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • sergio
    28 jun, 2016 S.Paulo 22:19
    Infelizmente os mortos já vão em 28 e os feridos em 60. Até quando?....
  • rosinda
    28 jun, 2016 palmela 22:16
    estes 28 ja nao voltam para os braços da mae!
  • rosinda
    28 jun, 2016 palmela 22:13
    os homens nao fazem nada!Quem e que fez isto ?
  • Antonio
    28 jun, 2016 Almada 21:52
    Teve que ser mesmo na entrada, pois neste aeroporto há controlo de RX para aceder á zona de check-in. Normalmente há filas imensas para passar este controlo. A maioria das vítimas devia estar nessa zona.

Destaques V+