Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Durão Barroso: Sanções "dependem muito do que o Governo disser e fizer"

28 jun, 2016 - 19:29

"Se os parceiros de Portugal acharem que Portugal entrou num caminho de irresponsabilidade, então há uma probabilidade grande de aprovarem sanções", alerta o ex-presidente da Comissão Europeia.

A+ / A-

O ex-presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro-ministro português, Durão Barroso, considerou hoje à margem de um encontro no Estoril que a que a aplicação de sanções a Portugal pela União Europeia (UE) "depende muito do que o Governo português disser e fizer".

"Em relação às sanções, depende muito do que o Governo português agora disser e fizer. Penso que o mais importante para os parceiros europeus é averiguar até que ponto é que Portugal está verdadeiramente decidido a manter as reformas estruturais e a manter prudência orçamental", afirmou aos jornalistas no final de uma sessão em torno da UE no Estoril, organizada pelo Estoril Political Forum e o Instituto de estudos políticos da Universidade Católica, em associação com o International Forum for Democratic Studies (Washington DC).

"Se os parceiros de Portugal acharem que Portugal entrou num caminho de irresponsabilidade, então há uma probabilidade grande de aprovarem sanções", assinalou, apesar de admitir um cenário menos penoso para o país.

"Se o Governo português mostrar que está seriamente a tentar pôr a casa em ordem, vai continuar as reformas estruturais, então não haverá consequências económicas negativas tomadas".

O ex-primeiro-ministro do governo PSD sublinhou a necessidade de Portugal corrigir a sua situação orçamental e a dívida, ao salientar que "um país que está a pedir ajuda aos outros está sempre de alguma forma condicionado".

Apesar de sustentar que o país mantém "plenamente" em termos jurídicos o mesmo estatuto que os restantes Estados-membros da União, Durão Barroso referiu-se a uma situação de debilidade.

"A verdade é que um país que há pouco tempo teve de pedir ajuda financeira porque ele próprio não era capaz de se autofinanciar, viu o seu estatuto algo debilitado", numa referência ao que definiu como uma "razão política fundamental, existencial" para um país.

"É por essa razão também (...) que não é bom ter-se dívida excessiva, não é bom ter-se défices excessivos. Não é por uma questão contabilística, é por uma questão de dignidade do país. Um país se quer contar no âmbito mundial não deve estar de mão estendida. É por isso que é importante que Portugal corrija a sua situação", concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jota Guê
    29 jun, 2016 Évora 12:04
    Mas ninguém lança a rede a cherne venenoso, e depois o transforma em farinha de peixe? Será uma sorte para a humanidade se tal acontecer!
  • jm
    29 jun, 2016 coimbra 09:34
    Concordo com aquilo que diz, todos sabemos que Portugal não pode andar toda a vida de mão estendida, ou será que queremos viver sempre em bancarrota ?
  • este gajo
    28 jun, 2016 lx 20:52
    é outro farsola da mesma "universidade" de verão dos PSDs! Ele e o Passos Coelho fazem um bela parelha da farsolice! Dá uma no cravo e outra na ferradura! Como é que nos podemos ver livres destas sanguessugas?...
  • 28 jun, 2016 vfx 20:27
    "Quem" liga o que diz esta criatura?
  • fanã
    28 jun, 2016 aveiro 19:49
    Também faz parte daqueles que deixaram a casa em DESORDEM , este triste individuo!!!!

Destaques V+