Tempo
|
A+ / A-

​Governo quer esclarecimentos sobre jovem que morreu após 11 idas ao hospital de Penafiel

28 jun, 2016 - 13:56

Apesar de apresentar uma sintomatologia que incluía vómitos, perda de consciência e falta de controlo da micção, a paciente nunca foi submetida uma tomografia axial computorizada (TAC) ou ressonância magnética, saindo sempre com o diagnóstico de "estado de ansiedade".

A+ / A-

O ministro da Saúde disse esta terça-feira ter pedido à Inspecção-Geral das Atividades em Saúde uma investigação ao caso da jovem de 19 anos que morreu depois de assistida 11 vezes no Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Adalberto Campos Fernandes, que inaugurou em Leiria a unidade de ambulatório do Serviço de Pneumologia do Centro Hospital de Leiria, assumiu ter "pouca informação" sobre o caso, mas adiantou ter pedido a investigação.

"Tive conhecimento pela comunicação social. Infelizmente, creio que se trata de um caso ocorrido em 2010, há cerca de seis anos. Como noutras circunstâncias, pedi à Inspecção-Geral das Actividades em Saúde que iniciasse um processo de esclarecimento sobre o que se passou".

Segundo o ministro da Saúde, deve "reconstruir-se o caso". Adalberto Campos Fernandes disse também esperar "mais notícias ao longo do dia sobre o que se passou" com Sara, de 19 anos.

De acordo com a notícia publicada na edição do "Jornal de Notícias", durante três anos a jovem, de Recarei, em Paredes, deu entrada 11 vezes na Urgência do Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Apesar de apresentar uma sintomatologia que incluía vómitos, perda de consciência e falta de controlo da micção, a paciente nunca foi submetida uma tomografia axial computorizada (TAC) ou ressonância magnética, saindo sempre com o diagnóstico de "estado de ansiedade".

A jovem acabou por morrer a 10 de Janeiro de 2013, dois dias depois da última passagem pela Urgência do Hospital Padre Américo. A autópsia revelou que tinha um tumor de 1,670 quilogramas alojado na cabeça.

Segundo o "Jornal de Notícias", os pais exigem justiça e corre um processo no Tribunal de Penafiel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manuel
    28 jun, 2016 Carvalhosa 21:59
    Acho bem que se faça o inquerito e se apure resultados, não traz a moça de volta mas não foi a primeira a falecer nestas condições, pelo que possa ser que a partir de aqui não volte a acontecer,sei que houve mais jovens a morrer de igual modo! é preciso que os responsaveis paguem pelos seus erros, até que quem paga os salários dos médicos somos todos nós, que eles justifiquem o seu sálario que recebem
  • Pinto
    28 jun, 2016 Custoias 20:16
    Há médicos que nasceram para serem serventes, só com força do dinheiro conseguiram o canudo....destes é fugir meus amigos. Muitas mortes podiam ser evitadas se essa gente intitulada de doutores fosse mais profissional e seguissem a ética da classe, porque razão determinados sintomas em consultas com vários médicos este dão diagnósticos diferentes? Porque morrem pessoas sem serem diagnosticadas as causas, quando a doença é fácil de detectar? Prezo muito a classe médica portuguesa, todavia à uma percentagem de Doutores que além de fazerem que fazem não percebem nem querem perceber o que fazem. Quem visita um Hospital público vê que anda metade a trabalhar para outra metade, dispensamos bem os incompetentes e os malandros. O governo como pessoa de bem ( supostamente), tem de tomar atitudes para bem dos cidadãos e da economia do país.
  • Pinto
    28 jun, 2016 Custoias 20:03
    Faz-me lembrar o tempo da Leonor Beleza em que os médicos ficaram como proibidos de pedirem TAC, ressonâncias e outros, morreu muita gente devido à falta de exames. Leonor Beleza importou sangue contaminado com HIV e morreram umas dezenas de pessoas. Alguém foi responsabilizado? Não. Essa gente tem imunidade, porquê ? Ajustiça é feita de que matéria? Cuidado caros cidadãos. vivemos numa sociedade corrupta ao mais alto nível,
  • Pinto
    28 jun, 2016 Custoias 19:36
    Isto veio a público porque alguém decidiu divulgar, muitos milhares de mortes por diagnósticos mal feitos e por erros em cirurgias, acontecem todos os dias, só que não são divulgados por saberem que a classe médica é muito protegida e é preciso gastar muito dinheiro para conseguir alguma coisa, que acabam sem culpados. Tive dois tios, um morreu canceroso da cabeça, andou anos a queixar-se e os diagnósticos eram enxaquecas, outro queixava-se de dores e inchaço, diagnósticos eram problemas da coluna, morreu canceroso dos intestinos e estômago. Ambos os dois andaram cerca de quatro anos a queixarem-se e em urgências de hospitais, descobriram que eram cancerosos antes um mês de morrerem porque pagaram tac e ressonâncias à custa deles em clínicas privadas. A minha esposa tinha a vesícula prestes a rebentar e descobriu após três meses de idas à urgência no hospital Pedro Hispano, urgências no centro de saúde e duas consultas a médicos particulares......só no fim, quase sem poder andar, foi ao centro de saúde pedir a continuação do atestado para baixa e deu com uma médica que a enviou de urgência para o IMAT fazer uma ecografia e foi encaminhada no mesmo dia para ser operada de urgência. A minha sogra no IPO com 84 anos tinha um rim parado e outro a parar e o médico da urgência deu o diagnóstico....é idosa, adaptem-se, no dia seguinte fomos novamente à urgência e após fazer vários exames a médica mandou internar, hoje faz a vida normal. Médicos? É preciso ter sorte.
  • fanã
    28 jun, 2016 aveiro 15:41
    Gostava de ter a opinião do Padre Américo !
  • José
    28 jun, 2016 Braga 15:38
    Haja paciência, como se os inquéritos devolvessem a vida a esta jovem...É para isto que pagamos impostos...
  • Carlos
    28 jun, 2016 Póvoa Santa Iria 14:17
    Boas. E, quem vai fazer os esclarecimentos\ inquérito sobre a situação? O hospital onde o caso se deu, versus médicos colegas entre eles. Alguém me consegue dar um prognostico sobre o resultado final do dito esclarecimento?

Destaques V+