Tempo
|
A+ / A-

Marcelo espera que saída do Reino Unido seja oportunidade para a UE

28 jun, 2016 - 02:32

Presidente afirma que o "Brexit" pode ser uma "oportunidade para reflectir e repensar" o rumo da União Europeia.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que a saída do Reino Unido pode ser "uma oportunidade" para a União Europeia "reflectir e repensar o seu rumo".

Em declarações aos jornalistas, num hotel de Casablanca, depois de ter estado reunido com o rei de Marrocos, Marcelo Rebelo de Sousa adiantou esta segunda-feira que Mohamed VI faz uma leitura semelhante das consequências do referendo britânico da última semana.

"Nós aí apreciámos a situação, o que ela era de desafio para a Europa. Mas estivemos, no fundo, a concordar no essencial quanto a que era uma oportunidade para a Europa, desde que a Europa soubesse naturalmente encarar essa oportunidade para reflectir e repensar o seu rumo", afirmou o chefe de Estado.

Segundo o Presidente da República, "neste momento, é importante para a Europa reflectir sobre o referendo britânico", e esse foi um dos temas tratados no encontro que teve hoje com Mohamed VI, no Palácio Real de Casablanca, durante cerca de uma hora.

"Foi possível analisar a situação na Europa depois do referendo britânico, no continente africano, no Próximo e Médio Oriente, no Mediterrâneo, em que há muitos interesses comuns", referiu.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou hoje à tarde a Casablanca para uma visita de cerca de oito horas ao Reino de Marrocos, preenchida com encontros institucionais com o rei Mohamed VI, com o primeiro-ministro, Abdelilah Benkirane, e com os presidentes das duas câmaras parlamentares marroquinas.

Esta curta visita a um dos países geograficamente mais próximos de Portugal é a nona deslocação do Presidente da República ao estrangeiro desde que iniciou funções, a 09 de Março, e a segunda a um país africano, depois de Moçambique.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    29 jun, 2016 aveiro 17:44
    Pessoalmente estou farto de alimentar pançudos , com a moeda única estou endividado até ao fim da minha vida como cidadão Português , e ainda vai sobrar para a minha descendência . Portugal aderiu "sem referendo" a uma quadrilha de vigários !
  • bobo
    28 jun, 2016 lisboa e outra 07:49
    Quem pensou que poderíamos viver sem, Angola, Guiné, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor, caiu de cu. A Europa , a moeda única foi e é boa para políticos, banqueiros e gestores públicos

Destaques V+