Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Padre Roque Cabral recebe prémio Fé e Liberdade

28 jun, 2016 - 01:13

Distinção vem “sublinhar a importância da liberdade de ensino quando ela é esquecida e contrariada no nosso país”, afirma o antigo reitor da Universidade Católica, Manuel Braga da Cruz.

A+ / A-

O prémio Fé e Liberdade deste ano distinguiu o padre jesuíta Roque Cabral, que se dedicou ao ao estudo e ensino da ética e foi fundador da faculdade de Filosofia da Universidade Católica.

A entrega do prémio decorreu esta segunda-feira, no Estoril, no primeiro dia da Reunião Anual Internacional de Estudos Políticos.

O antigo reitor da Universidade Católica, Manuel Braga da Cruz, explica que a atribuição deste prémio ao padre Roque Cabral vem “sublinhar a importância da liberdade de ensino quando ela é esquecida e contrariada no nosso país”.

“Ao distinguir um professor de ética como tem sido Roque Cabral queremos chamar a atenção para o carácter decisivo da ética na política, reconhecendo o papel da cultura na vida pública e o contributo da fé na ilustração da liberdade”, disse Braga da Cruz.

O padre Roque Cabral considerou pouco vulgar o título deste prémio “Fé e Liberdade”: “Quem tem fé é o homem e, quanto à liberdade, liberdade plena, só Deus”, referiu.

Professor de ética, o padre Roque Cabral explicou depois como se cruzam a fé e a liberdade: “A fé tem, indiscutivelmente, uma dimensão de conhecimento. Basta lembrar o credo que nós professamos na missa. Acreditamos como verdadeiro o que Deus disse e a Igreja nos transmite, mas mais profundamente, mais centralmente, que a convicção crente das verdades do credo está a liberdade da nossa adesão pessoal ao Deus que nos criou como filhos e nos revelou essas verdades. E assim reencontramos estreitissimamente unidos os dois temas do título do prémio que aqui nos reuniu hoje”.

Fé e liberdade é nome de prémio, mas não são duas palavras quaisquer, sublinhou o padre Roque Cabral na cerimónia de entrega da distinção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+