Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Governo mantém modelo de fundação para a gestão do Côa

27 jun, 2016 - 23:47 • Olímpia Mairos

A expectativa dos trabalhadores era outra: que o Estado tutelasse "novamente" o Parque Arqueológico e o Museu do Côa.

A+ / A-

O Governo vai manter o modelo de fundação para a gestão do Parque Arqueológico e do Museu do Côa. O anúncio foi feito esta segunda-feira, em Vila Nova de Foz Côa, pelo ministro da Cultura, Luís Castro Mendes.

O Governo “acredita que o mais viável é continuar com o modelo de fundação fazendo uma profunda reestruturação, uma valorização”, afirmou ministro.

Castro Mendes considera ser "essencial" que a revitalização da Fundação Côa Parque seja feita em diálogo com os trabalhadores", com quem esteve reunido e a quem diz ter assegurado “respeito pelos postos de trabalho existentes e a continuação de Foz Côa”.

A expectativa dos trabalhadores “era outra: que o Estado absorvesse novamente o museu e o parque arqueológico e que este projecto pudesse regressar novamente ao Estado e ser tutelado unicamente pelo Governo”, diz José Pedro Branquinho, representante dos trabalhadores do Parque Arqueológico e Museu do Côa.

"O modelo de fundação é considerado pelo Governo a melhor solução. No entanto, estes cerca de cinco anos em que estivemos sob o modelo da Fundação foram maus de mais”, afirma José Branquinho, frisando que “a falta de financiamento levou a que se cometessem muitos erros, alguns deles graves, tais como a falta de dinheiro para o pagamento de salários dos trabalhadores”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+