Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​António Costa: “Não há plano B nem medidas adicionais”

27 jun, 2016 - 18:24

Primeiro-ministro pergunta: "Qual é o plano B da direita, depois de ter falhado tão redondamente ao longo de todo o primeiro ano da sessão legislativa?"

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, olha para os dados da execução orçamental e conclui que Portugal não vai precisar de um plano B nem de medidas adicionais para cumprir as metas do défice.

Nas Jornadas Parlamentares do PS, que decorrem em Ponta Delgada, Açores, António Costa fez a defesa do rumo da política económica e financeira do Governo.

“A evolução de Abril e de Maio não só confirmam aquilo que foram os resultados do primeiro trimestre como demonstrarão que a evolução da despesa, em particular das despesas críticas como os consumos intermédios ou despesas com pessoal, estão a crescer abaixo daquilo que estava orçamentado.”

O primeiro-ministro destacou que “a receita fiscal, não obstante a dificuldade de a economia ter um relançamento mais forte, continua a subir em linha com o que estava projectado no Orçamento”.

“Portanto, temos todas as condições para, com confiança, olharmos para o futuro da execução orçamental de 2016 dizendo: não há plano B, não há medidas adicionais, há é rigor e firmeza na execução orçamental”, sublinhou António Costa.

"A direita errou no défice, a direita errou no investimento, a direita errou nas exportações, a direita errou no desequilíbrio da balança comercial, a direita errou e agora é altura de nós perguntarmos e qual é o plano B da direita, depois de ter falhado tão redondamente ao longo de todo o primeiro ano da sessão legislativa", afirmou o líder socialista.

O défice orçamental caiu 453 milhões até Maio, comparando com igual período de 2015. Atingiu 395 milhões de euros nos primeiros cinco meses do ano.

Um comunicado do Ministério das Finanças indica que este défice representa 7,2% do previsto para o ano, quando em 2015 representava 18,5% do défice anual.

As razões avançadas pelo Governo são um crescimento da receita em 1,6% e a “estabilização da despesa”, em 0,1%.

As receitas fiscais cresceram 2,7%. As contributivas aumentaram 3,8% “em resultado sobretudo do crescimento das contribuições e quotizações para a Segurança Social”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antparente
    29 jun, 2016 lisboa 09:53
    Costa "O usurpador" volta a falar da Direita, alegando ter falhado em tudo, esquecendo-se que o PS se esqueceu de governar, o que levou o Pais a terceira bancarrota, com um défice de 11,3, repito 11,3 e foi necessário obrigatoriamente ao longo dos 4 anos fazer este difícil ajustamento de baixar 6 pontos. O PS debate-se para baixar umas décimas , é só demagogia, nunca as exportações subiram tanto, agora estão a baixar!!
  • jose
    28 jun, 2016 lisbo 21:22
    este gajo vai enterrar portugal cuidado nao durmas Marcelo.
  • bdburro
    28 jun, 2016 lisboa 06:37
    Os resultados de 2016 mostra um resultado do défice quase 3 vezes inferior ao de 2015 assim sendo a única previsão falhada e dos pafs e dos seus seguidores que insistem na calúnia orçamental.
  • José Gomes L
    27 jun, 2016 Lisboa 22:58
    Que gafe!!!!!!!!!!!!!!!! Então, pergunta a outros pelo plano B????? então, esqueceu-se que é ele o 1º ministro?????
  • NL
    27 jun, 2016 Ermesinde 22:17
    Solicito, ou antes, exijo à Presidente do CDS que não ataque sem nexo, estupidamente e antipatrioticamente o Governo legalmente constituido de Portugal. Não dificulte mais a vida aos portugueses. Deixe os portugueses em paz com António Costa. Cale-se e não se ponha por aí aos berros a gritar por ideais nazistas.
  • NL
    27 jun, 2016 Ermesinde 21:53
    Num pasquim qualquer uma tal Assunção Cristas mandou "bocas" acerca do papel de Antóniio Costa, 1.º Ministro de Portugal, dizendo que o que estava bem seria Paulo Portas a Primeiro Ministro, ela a Presidente da República e o resto do pessoal no quarto 44 do Hotel de Évora. Será que lá cabem 10 milhões de portugueses?
  • Eborense
    27 jun, 2016 Évora 19:36
    Dr. Costa! São dados do 1º trimestre e ainda faltam outros 3. Veja lá não tenha que engolir algum plano C.
  • PA
    27 jun, 2016 lx 18:38
    ALDRABÃO. MENTE COM QUANTOS DENTES TEM NA BOCA, DEMISSÃO JÁ.

Destaques V+