Tempo
|
A+ / A-

Mário Machado condenado a dois anos e nove meses por extorsão agravada

27 jun, 2016 - 15:30

A juíza deu como provado que em 2014, a partir da prisão, Mário Machado enviou uma carta a ameaçar de morte Rute Pereira, caso esta não entregasse 30 mil euros.

A+ / A-

O ex-dirigente da Frente Nacional Mário Machado foi condenado esta segunda-feira a dois anos e nove meses de prisão, por tentativa de extorsão agravada, pela Instância Central Criminal de Lisboa.

Em causa está um processo de tentativa de extorsão, a partir da cadeia, através de uma carta, enviada à vítima Rute Pereira, a quem exigiu 30 mil euros, sob ameaça de morte, a cumprir diante dos filhos, de acordo com o processo.

Rute Pereira e o companheiro, Bruno Monteiro, eram antigos colegas de Mário Machado no movimento neonazi Portugal Hammerskins (PHS), que terá sofrido uma cisão com a prisão de Mário Machado.

A juíza Filipa Rodrigues deu como provado que em 2014, a partir do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, Mário Machado enviou uma carta, através de João Dourado, a ameaçar de morte Rute Pereira, caso esta não entregasse 30 mil euros.

O tribunal deu ainda como provado que Mário Machado solicitou a João Dourado que lesse a carta a Rute Pereira, sem lha mostrar e destruindo-a de seguida, pedindo-lhe expressamente que não deitasse a mesma no lixo, não fosse a PJ encontrá-la.

João Dourado entregou a carta a Rute Pereira, em Março de 2014, na loja onde esta trabalhava em Alvalade. A vítima recusou pagar a quantia exigida e participou o caso à PJ e ao Ministério Público.

Ficou provado em tribunal que Mário Machado foi o autor da carta e que agiu de forma consciente ao coagir Rute Pereira, fazendo-a temer pela sua vida, pela dos filhos e do companheiro.

Este processo impediu que Mário Machado saísse a semana passada em liberdade condicional, após cumprir cinco sextos de uma pena de 10 anos, em cúmulo jurídico, por condenações relacionadas com discriminação racial, coacção agravada, posse ilegal de arma e ofensa à integridade física qualificada, entre outros ilícitos.

O antigo dirigente da Frente Nacional admitiu a autoria da carta, mas alega que mandou cancelar a leitura da mesma a Rute Pereira. O advogado anunciou já que vai recorrer da condenação.

Na leitura do acórdão, a juíza lembrou que Mário Machado está quase a chegar aos 40 anos e que, embora nunca tenha “conseguido demarcar-se da identidade” que assumiu em jovem, nota-se “alguma mudança”, aproveitando para o exortar a mudar de atitude e acompanhar o futuro dos filhos.

A juíza Filipa Rodrigues mostrou-se ainda preocupada que o arguido não consiga afastar-se da violência, apontando recentes declarações deste em tribunal, que admitiu “dançar consoante a música”. Mário Machado justificou que se referia apenas a situações de “legítima defesa”.

No final da audiência, José Manuel Castro, advogado de Mário Machado, sustentou que este processo nasce da cisão e de divergência no movimento PHS e reiterou que a prisão preventiva do seu cliente, horas antes de sair em liberdade condicional, foi uma “espantosa coincidência”.

O advogado rejeitou que Mário Machado seja racista, nazi e ultranacionalista, admitindo apenas que o seu constituinte se assume como “nacionalista” e com um projecto político.

Mário Machado, de 39 anos, pai de três filhos, um deles menor, está quase a completar o curso de Direito, que tirou na prisão, faltando-lhe apenas uma cadeira, e tem, segundo o relatório da Reinserção Social, emprego assegurado em escritório de advogados logo que saia da cadeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • basanulfo
    27 jun, 2016 alcains 17:08
    A vida é assim, tem os seus insondáveis mistérios. Morre tanta gente boa, pessoas que deixam uma imensa saudade, a sua falta nota-se.Outros, enfim, até seria uma bênção, o senhor levá-los. Ou para o céu ou o inferno, que desses critérios nada sei, mas levá-los deste mundo.Há pessoas, que nem a água que bebem merecem. Enfim, as injustiças da vida...
  • atento
    27 jun, 2016 viseu 16:31
    Mais palavras para quê! "Mário Machado, de 39 anos, pai de três filhos, um deles menor, está quase a completar o curso de Direito, que tirou na prisão, faltando-lhe apenas uma cadeira, e tem, segundo o relatório da Reinserção Social, emprego assegurado em escritório de advogados logo que saia da cadeia!"

Destaques V+