Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eanes sugere: Presidência pode verificar viabilidade financeira de promessas eleitorais

27 jun, 2016 - 13:56

O antigo Presidente da República foi condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa.

A+ / A-
Presidência pode verificar viabilidade financeira de promessas eleitorais, sugere Eanes
Presidência pode verificar viabilidade financeira de promessas eleitorais, sugere Eanes

Ramalho Eanes defendeu esta segunda-feira que cabe nos poderes de um Presidente da República a verificação da exequibilidade financeira de promessas feitas em campanha eleitoral e sustentou que é indispensável regressar às raízes éticas da política.

"O Presidente da República (...) poderá seguramente até solicitar aos governos, aos partidos ou à Assembleia da República que forneçam informação, mesmo à sociedade civil, da exequibilidade financeira de certas promessas eleitorais que, embora apelativas ao voto são manifestamente difíceis, ou prejudiciais ao futuro da nação ou mesmo impossíveis de concretizar, como já temos visto", afirmou.

O ex-Presidente da República discursava na sessão evocativa dos 40 anos das primeiras eleições presidenciais em democracia, a 27 de Junho de 1976, no final da qual recebeu do actual chefe do Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique.

No final da cerimónia, questionado pelos jornalistas, Ramalho Eanes reiterou que o Presidente da República pode solicitar averiguar a viabilidade financeira de determinadas promessas eleitorais sem que isso signifique "imiscuir-se na campanha".

"Se numa campanha eleitoral um político prometer que vai aumentar os vencimentos e fazer um conjunto grande de obras públicas para as quais não há qualquer capacidade financeira, o Presidente da República pode, sem se imiscuir na campanha, perguntar à Unidade Técnica de Acompanhamento Orçamental, UTAO, se aquilo é possível", sugeriu.

"Não é crítica, é uma exigência de verdade na relação entre os políticos e a população", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    27 jun, 2016 aveiro 16:34
    Só agora??........... no Governo do PAF que roeu a corda por demais , onde estava o Artista ?????

Destaques V+