Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Selecção Nacional

Fonte: "Se Portugal jogar mal os jogos todos e ganhar o Euro, assino já por baixo"

27 jun, 2016 - 09:43

Central internacional português admitiu o desejo de vencer o Euro 2016 e desvalorizou a importância de jogar bem ou mal. Admite, ainda, a emoção da estreia pela Selecção Nacional numa grande competição.

A+ / A-
Fonte: "Se Portugal jogar mal os jogos todos e ganhar o Euro, assino já por baixo"
Fonte: "Se Portugal jogar mal os jogos todos e ganhar o Euro, assino já por baixo"

José Fonte falou na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com a Polónia, dos quartos-de-final do Euro 2016, e repetiu a mensagem do seleccionador: jogando bem ou mal, o importante é ganhar.

O central da Selecção Nacional assumiu que a qualidade de jogo é um factor secundário. "Se me disserem que Portugal vai jogar mal os jogos todos e vai ganhar o Euro, assino já por baixo. Claro que queremos jogar bem nos jogos todos, marcar sete ou oito golos, mas isso não é possível. O importante é ganhar e ir tentando melhorar. Houve outros jogos que jogámos muito bem, mas empatámos. Não damos importância às críticas".

Para ganhar, disse Fonte, é importante recuperar fisicamente após 120 minutos de jogo frente à Croácia. "O importante agora é recuperar energias, descansar bem. O facto de o mister ter trocado alguns jogadores trouxe frescura e energia à equipa. Há jogadores com 50 jogos nas pernas e nos últimos minutos começa a pesar. São muitos jogos em poucos dias e custa, portanto é recuperar bem fisicamente e estar o mais fresco possível".

Fonte avisou para o perigo da selecção polaca. "A Polónia vai ser um jogo complicado. Se está aqui, é porque tem muita qualidade. Vai ser difícil, mas vamos estar preparados. A Polónia só concedeu um golo na competição. Têm muitos bons jogadores, o Lewandowski um deles, mas vamos focar-nos em toda a equipa", declarou.

Para o ponta-de-lança do Bayern Munique, elogios. "Lewandowski é um jogador de enorme qualidade. Temos um grande staff que nos dá toda a informação. É óbvio que no jogo é que se vê e temos de estar ao melhor nível e concentração máxima. É mais um jogador, de grande qualidade e temos de estar preparados".

O central acredita que é possível atingir o objectivo traçado desde o início, ser campeão da Europa. "Nós, acima de tudo, acreditamos que é possível. O mister acredita em nós, temos o apoio dos portugueses aqui em França, que nos dão energia positiva e força incrível para continuar a lutar. Se a Polónia é favorita ou não não me interessa muito. O que me importa somos nós. Vamos passo a passo, desafio a desafio. Sabemos o que queremos. Temos é de nos focar em nós próprios".

Fernando Santos surpreendeu ao dar a titularidade a José Fonte contra a Croácia e o defesa revelou que deseja repetir presença no onze inicial. "Estou preparado para manter a titularidade, tal como os outros 22. Ficou mostrado que o mister acredita em todos, não há titulares".

Aliás, o central destaca que o seleccionador dá motivação a todo o plantel. "Todos os jogadores se sentem importantes, o mister faz questão de nos fazer entender isso. Nós trabalhamos diariamente para o mister contar connosco. O mister tem mostrado que acredita em todos e isso tem dado confiança. Os 11 que forem escolhidos vão dar a melhor resposta e os que entrarem vão estar bem também".

Questionado se haveria azia por não ser escolhido, Fonte deu uma resposta categórica. "Azia tem de dar sempre, todos os jogadores são ambiciosos e querem fazer parte do onze. Quem não tenha azia está algo errado. Tens de trabalhar e mostrar ao mister que tens qualidade. Se jogar, muito bem. Se não, vou continuar a trabalhar para poder responder da melhor forma", atirou.

Quanto à sua titularidade frente à Croácia, José Fonte admitiu a emoção da sua estreia numa grande competição pela Selecção Nacional. "Acabou por ser um jogo conseguido. Já não jogava há duas semanas, não me sentia nas melhores condições, posso fazer ainda melhor. Mas o importante foi ganharmos e passar esta eliminatória. Obviamente que foi um momento especial para mim, o meu primeiro jogo numa competição importante. Estou feliz com esta vitória e por fazer parte deste grande grupo".

"Foi um dia espectacular. A minha carreira foi sempre de esforço e sacrifício. Comecei por baixo e fazer o primeiro jogo num Europeu aos 32 anos foi espectacular. São emoções difíceis de gerir, por mais experiência que tenhas. O coração bate forte, pensas em tudo. Isto é um sonho não só para mim como para todos os jogadores, participar num Euro".

"Sempre tive o objectivo de chegar à Selecção", admitiu o jogador. "Sei que tomei a decisão de ir para o Championship e as pessoas não perceberam essa decisão. É um campeonato dificílimo e competitivo e fez-me crescer muito. Tomei ainda outra decisão mais difícil, que foi descer outra divisão. Mas foi uma decisão com a noção de que chegaria mais rápido à Premier League e chegaria mais rápido à Selecção com o Southampton. Com subida atrás de subida, cheguei à Premier League. Tornei-me um jogador melhor ao longo dos anos. Chegar ao jogo com a Croácia e pensar em tudo o que passei, foi um momento de orgulho e emocionante".

José Fonte tem noção de que 32 anos é algo tarde para se chegar à selecção, mas desvaloriza isso. "Mais vale tarde que nunca. Tenho noção que quando se joga nas divisões inferiores é mais difícil estar na selecção. Mas assim que cheguei à Premier League, passado aquele primeiro ano de adaptação, sentia que tinha capacidade para ajudar. Não fui seleccionado, respeito, sempre respeitei, sempre tivemos centrais de grande qualidade. Continuei a trabalhar, restava-me os jogos e experiência e esperei que a oportunidade chegasse. Felizmente, o mister Fernando Santos deu-me essa oportunidade e hei-de ficar sempre agradecido".

Aliás, após chegar tão longe, Fonte acredita que o próximo passo é ganhar uma grande competição. "Ainda não ganhei nenhum título de grande importância, tirando uma Taça de Inglaterra. Portanto, se algum dia ganhar, não seria mau começar por aqui. Acredito e acima de tudo tenho a esperança que nós temos a força e energia para o conseguir. Passo a passo, com os pés bem assentes no chão, vamos tentando ultrapassar os obstáculos. Tenho uma grande crença", assegurou.

Ficar em terceiro lugar do grupo F, afinal, acabou por ser um mal menor, pelo quadro teoricamente facilitado no acesso à final. "Não fizemos de propósito para ficar em terceiro", garantiu o central. "Fizemos por ganhar os jogos todos, mas acabámos por ficar em terceiro, o importante foi a qualificação. De qualquer lado do sorteio só há jogos complicadíssimos e todas as equipas têm jogadores de grande qualidade. Temos de nos focar no nosso plano e pensar jogo a jogo".

Por fim, uma mensagem de confiança. "O mister Fernando Santos disse e bem que o importante é ganhar. Temos de ser pragmáticos, o importante é ganhar. Temos ultrapassado cada obstáculo. Na quinta-feira vai ser difícil, mas estamos confiantes. Estamos com confiança, com força para dar uma alegria a todos os portugueses", afiançou José Fonte.

O Portugal-Polónia disputa-se esta quinta-feira, às 20 horas, em Marselha. O jogo vai ter relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+