Tempo
|
A+ / A-

Portugal tem 13 ilhas e não estão de saída da UE, brinca Costa

27 jun, 2016 - 06:53 • Paula Caeiro Varela

Primeiro-ministro está nos Açores para as jornadas parlamentares que vão discutir turismo, agricultura e economia do mar. Recusou falar sobre o referendo inglês e as eleições espanholas, mas acabou por brincar com o valor das ilhas.

A+ / A-

O primeiro-ministro e líder do PS já está nos Açores para participar nas jornadas parlamentares do seu partido. Chegou no domingo à noite para o jantar, no fim de um dia de excursão dos deputados do PS à ilha de São Miguel.

Não quis falar aos jornalistas, nem sobre as eleições espanholas. Eleições, só mesmo as regionais que são já em Outubro. Mas acabou por fazer piadas a propósito do referendo no Reino Unido, durante o jantar.

Descontraído, António Costa só falhou mesmo a matemática: “Agora que a Europa vai perder algumas ilhas atlânticas, vamos valorizar todos, cada vez mais, o contributo que Portugal dá para ter 11 ilhas. Onze não, 12 ilhas.”

Mas ainda era preciso rever o número de ilhas. Afinal, faltavam as Selvagens. “Posso insistir na minha matemática, que está certa. Não estava a pôr as Berlengas. Já nem regateamos as Berlengas!”, argumentou.

Mas corrigiu: “O contributo de 13 ilhas atlânticas que só Portugal dá à União Europeia. E não estão de saída. Estão para se manter e estar cada vez mais fortes”.

Centrando o discurso nas eleições regionais, Costa manifestou vontade em ver ampliada a maioria socialista no arquipélago.

“Estamos quase a celebrar, em Outubro, 20 anos de governação socialista nos Açores. Não estamos cansados de 20 anos de governação socialista nos Açores e estamos cheios de energia e vontade de termos, para já, mais quatro anos de governo socialista nos Açores”, afirmou o primeiro-ministro.

Na sala, o actual presidente do governo regional e candidato do PS Vasco Cordeiro, mas também o anterior presidente do Governo regional, Carlos César, ouviram os elogios à governação de boas contas e grande qualidade. E uma piada: “Conseguiram isto tudo com o conhecido desamor que os governos da República, a começar noa actual, têm pela região autónoma dos Açores”.

Esta segunda-feira, o dia é de trabalho das jornadas decorre em sala fechada para discutir os três temas centrais deste encontro: turismo, agricultura e economia do mar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Jose de Alme
    27 jun, 2016 Açores 14:03
    “O contributo de 13 ilhas atlânticas que só Portugal dá à União Europeia." É isto que significa para Portugal a autonomia. Ter para dar e dar para receber! E que recebe Portugal em retorno? Viva a independência dos Açores!!!
  • Alberto
    27 jun, 2016 Funchal 13:43
    E se Bruxelas brincasse: falar com Costa? Não; vamos falar com quem ganhou as eleições. !!
  • josé silveira
    27 jun, 2016 viseu 12:53
    Se quisermos saber porque razão o RU quer sair da UE, basta ver este vídeo!!!... O povo europeu, da chamada democracia europeia, está farta do chulismo e parasitismo dos políticos!!!...O parlamento europeu é a face da corrupção activa que grassa nesta classe sem escrúpulos, que esmifra o povo até ao tutano, infligindo-lhes altos sacrifícios, enquanto eles se banqueteiam nas mordomias do regime mais corrupto de sempre!!!... Por isso o RU deu agora um grito de revolta, manifestando o seu desprezo e nojo, contra os chulos que vivem com mil mordomias e benesses à custa do povo!!!... Eles fazem fila e lutam para chegarem ao parlamento da desbunda, da desonestidade e do arranjismo, à custa dos impostos do povo que vive numa humilhante democracia(?), feita à medida dos políticos!!!... O RU despertou nos povos europeus o apetite para outros referendos, noutros países, também fartos da corrupção política!!!... Os tempos de mudança aproximam-se!!!... Acrescentem à página do youtube:- /watch?v=NVzRrkeBPOQ
  • Victor Marques
    27 jun, 2016 Matosinhos 12:12
    Um homem destes só numa ilha deserta estaria bem...sozinho!
  • Revoltado
    27 jun, 2016 Coimbra 11:41
    E com esta ironia que os políticos levam a serio um pais, mas de certo sabe que muitas vezes vezes disseram querer ser independentes, ou sou eu o burro, de certo que os políticos em vez de se aposentar, deveriam começar a trabalhar criando riqueza neste país do trabalho que produzissem e disso sustentar a família para sentirem o repúdio social pelo "nojo" de certos comentários irrisórios que fazem no dia a dia
  • Zé Pagante
    27 jun, 2016 Lisboa 11:22
    "...e não estão de saída da UE,..." Faz um referendo, aqui em Portugal e talvez tenhas uma surpresa, eh,eh,eh,eh,eh,eh,eh,eh,.
  • José
    27 jun, 2016 Portimão 11:16
    É com orgulho que os Portugueses, veem à frente dos destinos de Portugal, um HOMEM com H muito grande. Ficamos fartinhos de passinhos, e portadas. É ver que o ressabiado, ainda não se convenceu, que está morto politicamente. Quem é que o quer de volta. ??? Só mesmo quem tem um cartãozinho de associado na pide.
  • Alberto Castro
    27 jun, 2016 Porto 10:07
    Já agora, o sr. primeiro ministro poderia dar mais um pouco da sua graça, e, dar a conhecer mais um pouco do país que governa! Não são 13 as ilhas que o país tem, mas sim 17, não contando os pequenos ilhéus, que se estendem ao longo do país que serão à volta das 50, sr. primeiro ministro. Quando quiser meter uma graçola, estude a lição antes.
  • Pedro Cabral
    27 jun, 2016 Portugal 09:42
    Nunca, em toda a sua história, o povo Açoriano foi tão insultado! Costa vem revelar que há vinte anos a esta parte o governo dos Açores é em tudo idêntico ao governo das Berlengas! Vinte anos de socialismo ,vinte anos de escravidão!
  • Pedro
    27 jun, 2016 Maia 09:14
    Então , que se faça cá um referendo e vamos a ver...

Destaques V+