Tempo
|
A+ / A-

Secretária de Estado quer evitar "uma febre referendária"

26 jun, 2016 - 22:26

Margarida Marques responde assim à proposta do Bloco que pediu um referendo se Portugal fosse sancionado pela União Europeia.

A+ / A-

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus diz que este não é momento para consultas populares, sublinhando que é necessário evitar "uma febre referendária" em Portugal e nos outros estados-membros da União Europeia.

"Não estamos em momentos de referendos e penso que o há que evitar é uma febre referendária, quer em Portugal, quer em outros Estados membros da União Europeia", afirmou Margarida Marques quando questionada sobre as declarações da coordenadora do BE, que disse que se a Comissão Europeia avançar com sanções contra Portugal por défice excessivo o partido colocará na agenda um referendo em Portugal sobre a Europa.

Rejeitando que uma ideia como esta vinda de um dos parceiros de uma maioria de esquerda portuguesa possa prejudicar a imagem de Portugal, Margarida Marques considerou "natural que surjam propostas deste tipo", mas lembrou que "tudo ainda está por discutir e sobretudo uma decisão por parte da comissão" em relação à imposição de sanções a Portugal.

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus falava aos jornalistas no final dos encontros que o primeiro-ministro teve esta tarde com PSD, PCP, BE, CDS, PEV e PAN de preparação do Conselho Europeu, que se realizar terça e quarta-feira.

Ainda a propósito das sanções, Margarida Marques recordou que o Governo tem estado a dialogar com as instituições europeias, nomeadamente a explicar a evolução orçamental em Portugal.

E, continuou, no dia 5 de Julho a Comissão irá decidir se vai aplicar sanções a Portugal, "se quer adiar ou se quer voltar a discutir o assunto mais tarde".

"Não podemos adivinhar qual efeito do Brexit sobre as políticas europeias", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Santos françisco
    27 jun, 2016 Calemba2 09:07
    É ter conta no fb Escreva aqui o seu comentário...
  • darth
    27 jun, 2016 lisboa 02:03
    o brexit motivou alguns ressabiados a vir para a net defender o que quase nenhum português quer, nem estes dois tristes que por aqui se encontram sao o minimo exemplo de nada
  • Imperador
    27 jun, 2016 Guarda 00:29
    Acho que o Bloco tem razão se Bruxelas nos continuar a chantagear com sanções nós estamos no nosso direito de os chantagear com um referendo.
  • Jose Antonio Silva
    26 jun, 2016 Barreiro 23:30
    Os velhos digentes Europeus até da sombra devem ter medo, quanto mais de referendos. A Europa falha pela profissionalização dos políticos. mas hipocritamente queixa das abstenções. Quero lá saber do sr Junker ou outro qualquer. Infelizmente não posso dizer que me são indiferentes porque mandam em nós. Esta forma de democracia indirecta só no tempo do anterior regime
  • bintoito
    26 jun, 2016 penteado 22:53
    Não será pior a febre não referendária que tem prevalecido? Se a senhora secretária de estado está preocupada com febres trate primeiro da sua.

Destaques V+