Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo. Referendo "é uma questão que não se põe"

26 jun, 2016 - 16:05

Chefe de Estado responde assim à posição do Bloco de Esquerda que defende um referendo ao Tratado Orçamental se houver sanções a Portugal.

A+ / A-

O Presidente da República considera que um referendo em Portugal como aconteceu em Inglaterra "é uma questão que não se põe", justificando que Portugal "quer continuar na União Europeia".

"Portugal está na União Europeia, sente-se bem na União Europeia e quer continuar na União Europeia. Quanto ao resto, a Constituição diz que a decisão sobre o referendo é do Presidente da República e, portanto, é uma questão que não se põe neste momento", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas em Torres Vedras.

Após a decisão de saída do Reino Unido da União Europeia, o Presidente da República defendeu que é preciso definir "com rapidez e coesão" o tipo de relação que deverá ser mantida no futuro entre eles.

"O pior que poderia existir era estar-se a adiar ou não tornar claro o tipo de relações que vão ser mantidas no futuro, nomeadamente para os cidadãos europeus que vivam no Reino Unido, como os portugueses, e que tenham lá comunidades importantes, que tenham lá actividades económicas significativas", considerou o chefe de Estado, sublinhando que "quanto mais depressa ficar claro o quadro de relações entre a União Europeia e o Reino Unido melhor".

O Chefe de Estado falava à margem da inauguração de uma adega de vinhos, um investimento de 4,5 milhões de euros, da Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, no concelho de Torres Vedras.

O Bloco de Esquerda sugere a realização de um referendo ao Tratado Orçamental se houver sanções a Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    27 jun, 2016 aveiro 16:04
    Muitos afetos , muitas festinhas, muitos beijinhos e muitos paninhos quentes............ e o Zé Povo fica nas nuvens . Mas quando o mau estar se faz sentir ,o referendo em Portugal, "é uma questão que não se põe" , eu pergunto em virtude de quê ?..........Salazar também distribuía afetos , beijinhos as criancinhas , apertos de mão . Mas todos sabemos o que esse DITADOR era, !.........A Democracia era uma questão que não se punha !
  • Marco Almeida
    27 jun, 2016 Olhão 15:28
    Oh Presidente Marcelo, desculpe lá qualquer coisinha mas na nossa Constituição Art° 115 parágrafo 2 diz o seguinte: O referendo pode ainda resultar da iniciativa de cidadãos dirigida à Assembleia da República, que será apresentada e apreciada nos termos e nos prazos fixados por lei.
  • "O DITADOR"
    27 jun, 2016 lisboa 06:18
    Mas que grande DITADOR!.. Oh! MARCELO fazes justiça ao nome do teu padrinho de batismo!... Lol.... (ver na Wikipédia)- Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o seu nome em homenagem ao seu padrinho de baptismo: MARCELO CAETANO( Ditador do Estado Novo)... isto dá que pensar...
  • Mário Rodrigues
    26 jun, 2016 Leiria 21:41
    Portugal "quer continuar na União Europeia"? Eu não quero!!! Mas devo ser menos do que o senhor Maecello!... Supostamente, cada homem vale um voto!...
  • Francisco Gomes
    26 jun, 2016 Lisboa 19:23
    "Marcelo. Referendo "é uma questão que não se põe"". Sr. Presidente, onde para a sua "democracia"? É que sempre ouvi dizer que o referendo é a voz do Povo... Será que V. Exa. não pensa assim? Então estamos muito, mas mesmo muito mal, porque o presidente da República Portuguesa nunca deveria fazer tal afirmação num regime pretensamente democrático...
  • Mário Rodrigues
    26 jun, 2016 Leiria 18:27
    Portugal "quer continuar na União Europeia"? Eu não quero!!! Mas devo ser menos do que o senhor Maecello!... Supostamente, cada homem vale um voto!...
  • António Sousa
    26 jun, 2016 Lisboa 18:08
    A camarada Catarina Martins já tem a resposta do nosso presidente democraticamente eleito.
  • Oleg
    26 jun, 2016 Porto 16:53
    Os "políticos-corruptos": Medo de verdadeira democracia? LOL.

Destaques V+