Tempo
|
A+ / A-

Euro 2016

50, 87, 108, 117 e 122. A taluda do engenheiro

25 jun, 2016 - 22:50 • José Pedro Pinto

Croácia 0-1 Portugal (após prolongamento). A primeira vitória no Europeu, saborosa, soube como nenhuma outra em recentes fases finais de grandes competições da Selecção Nacional. Quaresma precisou apenas de 20 minutos em campo para rebater o marasmo de um pacto de não-agressão e empurrar a equipa das quinas para os quartos-de-final. Renato Sanches foi o melhor em campo.

A+ / A-

"Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira". A citação pertence a Johann Goethe. O que a Selecção Nacional viveu, este sábado, em Lens, mais parecia durar uma eternidade, de facto.

Mas foi preciso apenas menos de um minuto para que toda essa vida, que em vários momentos passou à frente dos guerreiros de Fernando Santos, fosse decidida num "clique".

O minuto 117' teve tudo aquilo que os anteriores 116' não promoveram. E, pela primeira vez neste Europeu, Fernando Santos acertou em cheio na combinação. E em todas as mudanças promovidas na equipa das quinas. Partiu do engenheiro a promoção de Renato Sanches a homem do jogo e a atribuição a Ricardo Quaresma do estatuto de homem que decidiu o jogo.

Primeiros números da lotaria: 50 e 87

Nem sequer vamos falar da primeira parte. Má demais para merecer considerações, face a uma etapa inaugural sem qualquer remate na direcção das balizas. De resto, tal cenário prolongar-se-ia até ao tal minuto em que tudo ficou decidido.

Vamos ao que interessa. No meio de um marasmo de ideias e de futebol nada fluído, a bola andava, mais do que longe das balizas, bem distante das área. O receio de perder um lugar no comboio rumo a Paris sobrepôs-se à vontade de passar aos quartos-de-final com futebol de classe.

Ainda assim, no duelo de seleccionadores, Fernando Santos começou cedo a ganhar vantagem na disputa com Ante Cacic.

Foi logo aos 50’, quando o engenheiro perdeu a paciência com a falta de comparência do titular André Gomes e colocou em campo o decisivo elo de ligação entre o meio-campo e o ataque de que Portugal tanto precisava.

Renato Sanches já estava a ferver, após o aquecimento e não arrefeceu a rodagem de pernas nem a vontade.

Entrou determinado em fazer a diferença e, primeiramente a medo, lá conseguiu ir marcando território.

Portugal continuava, contudo, sem capacidade de explosão. Perante a passividade de Cacic, munido de mais-valias no banco, Fernando Santos agiu.

Mesmo a pensar previamente no prolongamento, colocou em campo o talismã, aos 87’. Ricardo Quaresma rendeu João Mário e o tal “rasgo” estava dado à equipa.

Os outros números do prémio: 108, 117 e 122

Passemos à frente, igualmente, a “fita” da primeira metade do tempo extra. O que interessa, o “sumo”, estava na segunda parte.

Aos 108', uma mudança que permitiu ganhar a batalha do meio-campo, com a frescura da entrada de Danilo Pereira.

E chegamos aos 117’: cruzamento para a área, Perisic envia a bola ao poste, de cabeça e o esférico fica solto. O último fôlego antes do desempate por grandes penalidades, estava lançado. Renato Sanches recebe a bola ainda no meio-campo defensivo, aproveita a descompensação croata no “miolo” e progride sem vergonha, sem pejo de fazer algo de importante. E assim fez. Controlou o ímpeto da juventude, não se precipitou, esperou por Nani, Ronaldo e Quaresma e endossou a responsabilidade no primeiro. O extremo “rasgou” a “partida” defesa croata com mestria e isolou Ronaldo. No segundo poste, o remate inicial é defendido por Subasic.

Se fosse película de cinema, o “slow-motion” entraria em cena, com a banda sonora a ser o batimento cardíaco. A baliza escancarada, a bola no ar e o surgimento do “Harry Potter” – vindo sabe-se lá de onde -, com finalização superior de cabeça.

Para acabar o lote dos números da lotaria que saiu a Fernando Santos, o 122'. Desespero croata, já com o guarda-redes Subasic na área de Portugal e Vida a cabecear ao lado. Iniciavam-se as festividades, em Lens.

Pegando na mítica música dos ABBA: “Há algo no ar esta noite, Fernando”. 10 de Julho fica agora mais perto.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joao
    26 jun, 2016 lisboa 06:31
    o melhor em campo foi o Pepe
  • Apostas inglesas ...
    26 jun, 2016 Lisboa 01:05
    Então, e agora o que dizem os comentadores ingleses? O golo do Quaresma também foi o pior momento do Euro 2016? Parece que os súbditos de Sua Majestade vão lançados, de cretinice em cretinice, e no seu habitual e arrogante estilo. Realmente, a única coisa boa que os ingleses têm é o que ainda lhes resta de sangue Alemão, e em alguns deles. Poucos, infelizmente. O Príncipe Albert von Sax-Coburg deve estar a dar voltas na sepultura!
  • rosinda
    26 jun, 2016 palmela 00:43
    eu nao acredito num Deus vingativo mas acredito num Deus justo !Penso que desta vencemos porque o presidente da republica e o primeiro ministro nao estiveram presentes no jogo.

Destaques V+