Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Escola. Ser pública ou privada não tem relevância nos resultados

25 jun, 2016 - 12:58

Estudo indica que a diferença de resultados só é mais evidente quando se comparam as escolas do Estado com todas as escolas privadas, incluindo as que não dependem do dinheiro estatal.

A+ / A-

Os resultados escolares dos alunos não dependem de a escola ser pública ou privada, revela um estudo divulgado pelo projecto aQeduto: avaliação, equidade e qualidade em educação.

Ainda com a polémica dos contratos de associação bem presente, os dados analisados pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e pelo Conselho Nacional de Educação indicam que a propriedade da escola em nada parece afectar o desempenho dos alunos.

O mesmo estudo assinala que a diferença de resultados entre público e privado só é mais evidente quando se comparam as escolas do Estado com todas as escolas privadas, incluindo aquelas que não dependem do dinheiro estatal.

O tema do ensino público vs ensino privado vai estar em debate na segunda-feira, no 7º Fórum aQeduto, intitulado “Público e Privado: há um modelo perfeito?”

Entre as 18h00 as 20h00, vão estar em debate, no auditório do Conselho Nacional de Educação, algumas diferenças entre o sistema de ensino público e privado, nomeadamente, qual a representatividade das escolas públicas e escolas privadas dependentes e independentes do Estado nos diferentes sistemas educativos da Europa, o impacto nos resultados PISA dos alunos que frequentam as diferentes escolas, autonomia de gestão, entre outros.

O Projeto aQeduto: avaliação, equidade e qualidade em educação é uma parceria entre o Conselho Nacional de Educação e a Fundação Francisco Manuel dos Santos, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar.

O objectivo é explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA, entre 2000 e 2012, tendo em conta três eixos fundamentais: os alunos, as escolas e o país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+