Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Próximo ano lectivo já tem calendário. Alunos do primeiro ciclo vão terminar mais tarde

25 jun, 2016 - 12:44

Segundo o calendário escolar 2016/2017, os alunos do 2º ano vão fazer provas de aferição a Expressões Artísticas e Físico-Motoras, bem como a Matemática, Português e Estudo do Meio..

A+ / A-

O próximo ano lectivo começa entre os dias 9 e 15 de Setembro e os alunos do primeiro ciclo vão ficar mais tempo na escola. É o que revela o calendário escolar já publicado em Diário República.

O primeiro período conta com três meses de aulas, até 16 de Dezembro, e o segundo também, mas com uma pausa para as férias do Carnaval, entre 27 de Fevereiro e 1 de Março.

O último período lectivo é mais curto, mas não para todos. Os alunos do primeiro ciclo terminam as aulas só em 23 de Junho, enquanto os alunos que vão a exame do 9º, 11º e 12º anos acabam no dia 6.

Os restantes mantêm-se na escola mais uma semana e meia.

Provas de aferição marcadas

No próximo ano lectivo, os alunos do 2.º ano vão fazer provas de aferição a Expressões Artísticas e Físico-Motoras, Português, Matemática e Estudo do Meio.

Os do 5.º testam os conhecimentos a História e Geografia e a segunda prova será de Matemática e Ciências Naturais.

Já os do 8.º ano fazem provas a Português e a Ciências Naturais e Físico-Química.

As provas de aferição vão realizar-se em Junho, com excepção das de Expressões Artísticas e Físico-Motoras, que vão decorrer no início de Maio.

O despacho de calendário escolar define as datas de início e fim das aulas, mas também das provas que os alunos terão de realizar no próximo ano lectivo.

Nos últimos dias, directores de escolas e pais criticaram o "timing" de divulgação deste documento, que consideram que deveria ser conhecido mais cedo e ter uma duração de pelo menos três anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    27 jun, 2016 Angra do Heroísmo 20:53
    Gostaria de saber onde se trabalha 5 horas por dia e com férias a partir de junho?!!!... Trabalhamos cada vez mais horas/dia, fazemos serões e fins de semana com 14 horas de trabalho, que ninguém nos paga. Férias oficiais?! - as mesmas que a função pública. Só quem não conhece nada do funcionamento das mega escolas e do ensino em geral, pode afirmar descabidamente. O bem dos alunos depende do bem dos professores e vice-versa; não haja ilusões.
  • Alberto José H.
    27 jun, 2016 Guimarães 18:43
    Com o nosso clima quente em Junho, com salas a atingir temperaturas com mais de 30º e sem se poder ligar o ar condicionado ou climatizador por falta de verba.. e com 28 alunos cheios de energia que não estão quietos, contribuindo assim para o aumento da temperatura - quem aguenta tal estufa ou como poderá haver rendimento escolar nessas condições!! Um calendário escolar tem que ser adaptado às condições climatéricas do país.
  • F.Reis
    26 jun, 2016 Lisboa 16:02
    Louvado seja as crianças do 2 ano de escolaridade , a fazerem provas de aferição .Que estupides parece que já estão no 6 ano ou mais .Mais uma vez o Ministério só faz porcaria
  • Patrícia
    25 jun, 2016 Vila Nova de Gaia 23:25
    No meu tempo não havia 3 meses de férias e os professores tinham tempo e gosto para tudo e muito mais. Agora trabalham 5h por dia, alguns nem aptidão têm para trabalhar com crianças e ainda se queixam por terem que trabalhar até meio de Junho???? Tenham dó...
  • António Guedes
    25 jun, 2016 Lisboa 23:22
    è tudo à grande...Mussolini a controlar.
  • Manuel
    25 jun, 2016 Alentejo 19:44
    Mais um erro da Ministério da Educação. Obrigar os alunos a permanecerem mais tempo nas escolas é de todo desaconselhável. Que espaço para outras aprendizagens que não as habituais disciplinas que ocupam tempo pouco produtivo. Chega de mais carga horária e professores a avaliarem provas de aferição como se não houvesse mais nada para fazer. O caso mais caricato é que Portugal está a meio da tabela das aprendizagens a Matemática conforme PISA.
  • Antonio Luis Ferreir
    25 jun, 2016 Penafiel 19:36
    O 1º ciclo continua a ser o parente pobre da educação. As crianças mais novas do ensino básico são aquelas que têm mais aulas. Há cada inteligente...
  • disponivel
    25 jun, 2016 fig da foz 19:27
    O 1ºciclo acaba mais cedo ...é para recompensar quem tem mais horas semanais....fantochada !!!
  • Nuno Costa
    25 jun, 2016 Coimbra 18:41
    Este ministro e esta embirrante desta secretária de estado que faz jus ao seu apelido andam a ver se compram uma guerra com os professores do 1ºCEB. Os professores são isso mesmo, professores dos alunos. Não são pais nem amas.
  • Bela
    25 jun, 2016 Coimbra 16:24
    Não há muitos anos os professores do ensino público, e respectivos sindicatos, queixavam-se de excesso de trabalho e de alunos. Quando se levantou a questão do colégios privados e os contratos de associação, esses mesmos senhores vieram clamar aqui-del-rei que nos andam a roubar trabalho. Não tarda muito teremos de novo os professores do ensino público a reclamar por excesso de horas, blá, blá, blá, ...

Destaques V+