Tempo
|
A+ / A-

Francisco homenageia vítimas do genocídio e deixa mensagem no memorial

25 jun, 2016 - 09:18

Francisco esteve no memorial às vítimas do genocídio e apelou à preservação da “memória do povo”.

A+ / A-
Francisco homenageia vítimas do genocídio arménio
Francisco homenageia vítimas do genocídio arménio

O Papa pediu, este sábado de manhã, que nunca mais se assista a tragédias como a do genocídio dos arménios – um massacre de cerca de um milhão e meio de pessoas que, 100 anos depois, não é reconhecido pela Turquia.

Francisco esteve no memorial às vítimas e escreveu no livro de honra do memorial que “a memória é fonte de paz no futuro”. “Aqui rezo, com dor no coração, para que nunca mais haja tragédias como esta, para que a humanidade não esqueça e saiba vencer o mal com o bem”, escreveu, pelo seu punho, numa mensagem para o Livro de Honra deste complexo.

Também esta manhã, o Papa presidiu à primeira missa desta visita, en Gyumri, para a comunidade católica arménia. E, na sua homilia, também convidou à preservação da “memória do povo”.

“De facto, os povos têm uma memória, como as pessoas. E a memória do vosso povo é muito antiga e preciosa”, afirmou Francisco naquela que é considerada a primeira nação cristã da história, após ter proclamado o Cristianismo como religião oficial de Estado em 301.

Gyumri fica a 120 quilómetros da capital, Yerevan, e foram muitas as pessoas que viajaram até lá para ouvir o Papa, muitas delas oriundas da vizinha Geórgia.

Na Praça Vartanants, Francisco recordou as “tremendas adversidades” que os cristãos arménios viveram e homenageou os que deram testemunho de fé com o seu “sangue”.

Partindo das leituras do Livro de Isaías e do Evangelho de S. Lucas), o Papa questionou em que alicerces os cristãos constroem as suas vidas. E o primeiro alicerce de que falou foi, precisamente, a memória.

“Uma graça que devemos pedir é a de saber recuperar a memória, a memória daquilo que o Senhor realizou em nós e por nós: trazer à mente que Ele, como diz o Evangelho de hoje, não nos esqueceu, mas «recordou-Se de nós: escolheu-nos, amou-nos, chamou-nos e perdoou-nos; na nossa história pessoal de amor com ele, houve grandes acontecimentos que se devem reavivar com a mente e o coração”, afirmou Francisco.

E continuou, dirigindo-se, em concreto, ao povo arménio: “Mas há também outra memória a salvaguardar: a memória do povo. De facto, os povos têm uma memória, como as pessoas. E a memória do vosso povo é muito antiga e preciosa. Nas vossas vozes, ressoam as dos Santos sábios do passado; nas vossas palavras, há o eco de quem criou o vosso alfabeto, com a finalidade de anunciar a Palavra de Deus; nos vossos cânticos, misturam-se os gemidos e as alegrias da vossa história. Pensando em tudo isto, certamente podereis reconhecer a presença de Deus: Ele não vos deixou sozinhos. Mesmo no meio de adversidades tremendas, poderemos dizer, com o Evangelho de hoje, que o Senhor visitou o vosso povo recordou-Se da vossa fidelidade ao Evangelho, das primícias da vossa fé, de todos aqueles que testemunharam, mesmo à custa do sangue, que o amor de Deus vale mais que a vida. É bom para vós poderdes lembrar, com gratidão, que a fé cristã se tornou a respiração do vosso povo e o coração da sua memória.”

Os outros alicerces de que Francisco falou nesta homilia são a fé e o amor misericordioso.


A Renascença na Arménia com o Papa Francisco. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+