Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal reforça funcionários no consulado de Londres

24 jun, 2016 - 23:06

Depois do Brexit no Reino Unido, o consulado vai ser reforçado com um cônsul-geral adjunto e com mais dois funcionários.

A+ / A-

O secretário de Estado das Comunidades portuguesas, José Luís Carneiro, refere que o Governo vai reforçar os funcionários no consulado-geral de Londres, pedindo tranquilidade aos portugueses residentes no Reino Unido.

Segundo o secretário de Estado, o consulado-geral de Londres vai ser reforçado com um cônsul-geral adjunto e com mais dois funcionários.

"Esta decisão resulta de uma avaliação rigorosa que temos vindo a fazer aos postos consulares e de uma identificação de graus de prioridade e o consulado geral de Londres estava identificado como sendo prioritário", disse o secretário de Estado, recordando que a decisão foi tomada em Fevereiro.

José Luís Carneiro recordou que a decisão foi tomada em Fevereiro, após a sua visita ao Reino Unido, e que a nomeação de um cônsul-geral adjunto já foi publicada em Diário da República.

"Naturalmente que os acontecimentos de ontem (quinta-feira) e de hoje reforçam a nossa decisão na medida em que tem havido um afluxo cada vez mais crescente de pedidos de informação e esclarecimento e também de apoio para que os cidadãos portugueses que se encontram no Reino Unido consigam solicitar o estatuto de residente", salientou o secretário de Estado.

Nesse sentido, o secretário de Estado aconselhou os portugueses a adquirirem o cartão de residente.

"O apoio das autoridades consulares auxiliará na obtenção e validação no conjunto de direitos fundamentais, nomeadamente de natureza social", afirmou, apelando à tranquilidade da comunidade portuguesa no Reino Unido.

O secretário de Estado lembrou que o estatuto da futura relação entre o Reino Unido e a União Europeia ainda vai ser objecto de uma negociação multilateral nos próximos dois anos.

Os britânicos decidiram em referendo que o Reino Unido vai sair da União Europeia, com 51,9% dos votos contra 48,1%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+