Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catarina Martins. Europa tem de “admitir a falência"

24 jun, 2016 - 21:30

X Convenção do Bloco de Esquerda decorre este fim-de-semana.

A+ / A-

A porta-voz do Bloco de Esquerda (BE) defende que os tratados europeus estão "caducos", como demonstra o referendo britânico, e a Europa tem de "admitir a falência" das suas instituições e repensar a forma de cooperação entre Estados-membros.

"Os tratados e as instituições europeias estão caducos, e portanto é preciso construir de novo uma nova forma de diálogo e cooperação europeus. Se é difícil? É certamente. Mas nada será mais arriscado que fazermos de conta que está tudo bem", vincou Catarina Martins.

A porta-voz bloquista falava aos jornalistas à entrada para o pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, onde decorre uma sessão internacional - com o mote "O tempo dos movimentos na Europa" - que antecede a X Convenção do partido, que se realiza no sábado e no domingo.

Catarina Martins diz que "começa agora um tempo de uma responsabilidade política dura" no espaço europeu, época "de uma necessidade de diálogo certamente difícil", mas onde deve haver "coragem" no espaço comunitário.

"Ou há coragem na Europa de admitir a falência das instituições e tratados e a necessidade de repensar a forma como cooperamos no espaço europeu ou veremos certamente problemas a crescer todos os dias, com perigos terríveis como a xenofobia e o ódio", sustentou.

O Bloco, prosseguiu a sua porta-voz, não deixará "de conversar com o Governo português sobre essa necessidade" de um novo posicionamento europeu.

"É a austeridade que descredibiliza todo o projeto europeu, é o autoritarismo que retira legitimidade democrática", continuou Catarina Martins, para quem neste momento deve ser enfrentada a "falência da UE".

E concretizou: "A direita na Europa falhou estrondosamente. A ideia de governação económica a sobrepor-se à democracia dos povos falhou. Este é o momento de reconhecer isso: tratados e instituições estão caducos, é preciso construir uma alternativa na Europa".

Os britânicos decidiram em referendo que o Reino Unido vai sair da UE, com 51,9% dos votos contra 48,1%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a sua demissão com efeitos em Outubro.

Numa primeira reacção, os presidentes das instituições europeias (Comissão, Conselho, Parlamento Europeu e da presidência rotativa da UE) defenderam um 'divórcio' o mais rapidamente possível, "por muito doloroso que seja o processo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    25 jun, 2016 Guarda 10:13
    Catarina, por favor emigra para Inglaterra.
  • Antonio
    25 jun, 2016 Linda a Velha 09:51
    Esta estáfalida do cerebro ha muito tempo
  • luis
    25 jun, 2016 Lisboa 08:47
    Tem de acabar a situação dos países pobres como Portugal contribuírem para países como a Alemanha. Como todos sabem Portugal é um país pagador e a Alemanha é o país que mais recebe.
  • Fred
    25 jun, 2016 Lx 07:27
    Esta cambada de libertinos. Nao dizem anda que se aproveite, nao tem capacidade para produzir nada de util para Portugal nem para a Europa. A europa estava muito bem se nao existissem partes que andaram mais de 20 anos a receber rios de dinheiro sem que o aproveitassem para desenvolver as economias e sociedades. Se temos o problema que temos, a nos pp o devemos e a outros que achamos coitadinhos.
  • CM
    25 jun, 2016 Lisboa 06:58
    A coragem desta pseudo inteligente em continuar a promover o pessimismo...
  • Dias
    25 jun, 2016 Lx 02:47
    Fico a aguardar a proposta do BE para sair da UE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • LDiogo
    25 jun, 2016 Aveiro 00:10
    Eh pá, ainda existe o BE?!?!?!?!?! pensei que estivessem de férias, é que se tem visto tanta barbaridade por parte do PS que pensei que já nem existissem....o BE ou o PC
  • aref
    24 jun, 2016 Almada 23:03
    Tu é que estás falida, contudo como somos um povo pouco esclarecido ainda há uns quantos milhares que acreditam que as vacas voam....
  • Miguel Pinto
    24 jun, 2016 Coimbra 22:54
    Mais umas horas de demagogia e populismo barato, sem apresentar alternativas credíveis, com cabeça, tronco e membros. A mera politica no bota abaixo, nada mais que isso.
  • Jorge
    24 jun, 2016 Coimbra 22:50
    Falido está Portugal, que continua a depender dos credores para sobreviver!

Destaques V+