Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bloco reúne-se a pensar no Orçamento do Estado e na Europa

24 jun, 2016 - 19:43

Deputada Joana Mortágua deixou na Renascença os pontos fundamentais que vão estar em discussão dentro do partido.

A+ / A-

Decorre este fim-de-semana a X Convenção Nacional do Bloco de Esquerda (BE), em Lisboa. A reunião deverá servir como grande momento de debate interno sobre a estratégia do partido para as negociações do próximo Orçamento do Estado com o Governo e para o Bloco se posicionar face à situação na Europa, com o referendo no Reino Unido em pano de fundo.

Sobre o Orçamento do Estado de 2017, depois da reposição de rendimentos e de pensões, o BE quer investimento público.

“Nós precisamos de investimento, precisamos de um Serviço Nacional de Saúde mais forte, precisamos de uma escola pública com uma maior capacidade de investimento, precisamos de um país que acredite em si e que tenha capacidade de desenvolver a sua economia com emprego com direitos. Tudo isso só é possível se nós sairmos desta orientação fatalista de que sem empobrecer não vamos a lado nenhum”, disse Joana Mortágua.

A deputada e dirigente nacional do Bloco explica ainda que a Convenção deverá servir também para vincar muito bem a posição e as exigências do partido sobre a Europa.

“Há uma Europa conservadora que está a auto-destruir-se, que está a ceder a políticas xenófobas, que está a permitir o avanço da extrema-direita e que vai oprimir cada vez mais os povos. Isso tem como consequência a diminuição da democracia e esse peso está em cima de nós e sem nos libertarmos desta Europa austeritária e conservadora será muito difícil nós conseguirmos fazer todas as coisas que temos de fazer para o desenvolvimento e o crescimento do país e para os direitos das pessoas”, acrescenta Joana Mortágua.

Quanto ao compromisso com o PS, o Bloco garante empenho em manter a actual solução de Governo, mas Joana Mortágua não deixa de avisar que o Bloco é exigente com esse compromisso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dias
    24 jun, 2016 Lx 20:37
    BE, um partido igual a todos os outros à procura de alguns taXos, primos, irmãos, filhos e por ai fora, vejam o que eles ou elas disseram sobre os bancos, no caso da CGD querem o mínimo barulho possível, até parece que foram instruídos, será ? Mas agora têm a oportunidade de se redimir, referendo já, pois sempre quiseram a nossa saída da UE, o Povo fica a aguardar para julgar a coerência.

Destaques V+