Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Promessas do Brexit caem 24 horas depois do referendo

24 jun, 2016 - 18:35

Nigel Farage agora não garante que o dinheiro que era entregue à União Europeia seja gasto no Serviço Nacional de Saúde.

A+ / A-

Era uma das principais promessas do “sair”: “Enviamos 50 milhões de libras por dia para a União Europeia. Vamos antes financiar o Serviço Nacional de Saúde”. Afinal, a promessa caiu logo no day after ao referendo.

O líder do UKIP, o partido eurocéptico defensor do Brexit, foi entrevistado esta sexta-feira pelo programa “Good Morning Britain”, começou por negar tal promessa e acabou por considerar que foi um “erro”.

Nigel Farage referiu no programa televisivo: “Não, nunca fiz essa promessa. Esse foi um dos erros que a campanha do ‘sair’ cometeu”.

Outras duas promessas do bloco “sair” também já caíram menos de 24 horas depois do referendo que aprovou a saída do Reino Unido da União Europeia através de elementos chave da campanha: sobre imigração no país e sobre a pressa de invocar o artigo 50 do Tratado de Lisboa.

O deputado conservador Daniel Hannan garantiu à BBC News que “ninguém sugeriu alterações no estatuto dos imigrantes”. “Se as pessoas acham que agora haverá zero imigração da União Europeia vão ficar desapontados”, acrescentou. Hannan esclareceu ainda: “Só pedimos mais controlo sobre quem entra”.

Já Liam Fox, assessor da campanha pelo Brexit, diz agora que “não faz sentido de accionar o artigo 50 do Tratado de Lisboa sem haver um período de reflexão que permita ao Governo determinar o que fazer e em que prazo”.

De recordar que uma das bandeiras do “sair” era o accionamento imediato do artigo 50 do Tratado de Lisboa, que abre caminho, em dois anos, à saída do Reino Unido do grupo dos “28”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    25 jun, 2016 Matosinhos 17:42
    Lá como cá, o Povo não sabe ler nas entrelinhas dos políticos! Muitas das vezes, depois do entusiasmo e do delírio vem o arrependimento...
  • António Costa
    25 jun, 2016 Cacém 08:26
    Não "Sr." Nigel Farage tenho lido o que o "Sr." diz e escreve! Controlo de quem entra? Com os acordos com a "Commonwealth" que são para cumprir? A sua sorte é que os apoiantes do Brexit não sabem distinguir a Patagónia do Bangladesh! Afastar a entrada de "estrangeiros provenientes" da Europa por cidadãos do Paquistão e do Bangladesh é uma ótima opção! Muito Patriótica!
  • Ah, claro!
    24 jun, 2016 Lisboa 21:19
    Pois. Lamentamos, mas esses, agora, são problemas dos Ingleses.
  • Miguel
    24 jun, 2016 Faro 20:35
    Nigel Farage não faz parte do governo nem nunca fez porque o que ele diz não se escreve
  • O Gajo
    24 jun, 2016 lx 19:17
    Tem mesmo cara de vigaro!...E assim se levam os papalvos e ignorantes! É como por cá, com alguns farsolas, que prometeram em 2011, não aumentar impostos, não cortar salarios e pensões, nem cortar os subsidios de ferias e de Natal! A seguir foi o que se viu e o que todos sentimos nas carteiras! Confiscaram tudo aos bolsos dos portugueses para nos voltarem a enganar, que tinhamos feito uma "saida limpa" do famigeradop ajustamento troikano!...Esse farsola, ainda anda por aí a tentar enganar mais uma vez os incautos!

Destaques V+