Tempo
|
A+ / A-

Este é o princípio do fim da União Europeia? Eles esperam que sim

24 jun, 2016 - 13:16 • Dina Soares

Movimentos eurocépticos, populistas e de extrema-direita celebram vitória do Brexit. E pedem referendos sobre a Europa nos seus países.

A+ / A-

Veja também:


A decisão britânica de sair da União Europeia abriu um precedente que os partidos mais eurocépticos da Europa não pretendem deixar escapar. Em pelo menos quatro Estados-membros, os defensores da saída não perderam tempo a reclamar para os seus países o direito de consultar a população, à semelhança do que fizeram os britânicos.

Marine Le Pen não perdeu tempo. A líder da extrema-direita francesa já pediu a realização de um referendo em França. "A vitória da liberdade! Como eu pedi há anos, deve-se fazer o mesmo referendo em França e nos países da UE", escreveu a presidente da Frente Nacional no Twitter.

Militante anti-imigração e anti-União Europeia, Marine Le Pen quer aproveitar o resultado britânico para atrair mais franceses para a sua causa, que, segundo as sondagens mais recentes, mobiliza já 41% dos franceses.

Na Holanda, Geert Wilders, líder do Partido para a Liberdade, populista, anti-imigração e islamofóbico, deixou a sua posição muito clara logo de madrugada. Num comunicado citado pela agência Reuters, Wilders prometeu um referendo na Holanda caso seja eleito em Março – e as sondagens dão-lhe a vitória. Se não for eleito, promete usar a sua força no parlamento para forçar a consulta.

Os argumentos são os mesmos que deram a vitória ao Brexit: "Queremos estar ao comando do nosso próprio país, do nosso próprio dinheiro, das nossas próprias fronteiras e das nossas próprias políticas de imigração.”

Na Itália, o processo pode vir a desenrolar-se por fases. Beppe Grillo, o líder do partido anti-sistema Movimento 5 Estrelas, actualmente o segundo partido italiano, já tinha anunciado que vai exigir um referendo à permanência do país no euro.

Os resultados britânicos podem, agora, precipitar a defesa de uma consulta à própria permanência na União. Uma posição em que o 5 Estrelas é acompanhado pela Liga Norte, o partido da direita, actualmente na oposição.

Matteo Salvini, líder da Liga Norte, já veio dizer que os britânicos abriram a porta às aspirações italianas e que vão lutar no Parlamento pelo direito a referendar tratados internacionais, actualmente proibido pela Constituição. Numa sondagem recente, os italianos mostraram que gostariam de ser ouvidos sobre esta matéria e quase metade confessaram mesmo que, se alguém lhes pedisse opinião, diriam que o melhor seria sair.

Os suecos, que até estavam maioritariamente satisfeitos com a sua presença na União Europeia, já tinham avisado que, caso o Reino Unido saísse, podiam rever a sua posição. Uma sondagem feita em Abril indicava que 36% seguiriam os britânicos em caso de Brexit contra os 32% que preferiam ficar na União.

A explicação reside no facto de o Reino Unido ser um importante aliado da Suécia dentro da União, nomeadamente por serem duas economias fortes que estão fora do euro. A saída de um deixa o outro a pensar. Há ainda a Dinamarca, onde o Partido Popular tem defendido renegociações com a União Europeia e já saudou a decisão "corajosa" dos britânicos. Mas acrescenta, cautelosamente: “Todos devem manter a cabeça no lugar.”

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Silva
    14 jul, 2016 Porto 10:02
    Ptexit
  • Chauke Stephan Filho
    26 jun, 2016 Cuiabá-MT 19:34
    Juncker ? Juncker diz que não é o fim da União Europeia ? Hahahahah... Hahahah... hahah...
  • Jorge
    25 jun, 2016 Lisboa 09:44
    Será possível tanta gente acreditar que estes casamentos por conveniência entre países a que chamam uniões são realmente para durar, ainda para mais quando se sabe que nos últimos tempos tudo se faz contra as pessoas para o bem da economia", caso houvesse duvidas tem um optimo exemplo a crise veio para todos mas enquanto alguns andaram a engordar outros mirraram até ficar quase sem nada, e agora a união mais uma vez está prestes a acabar os gregos já tinham dito não à UE , agora a Inglaterra e a seguir vai ser a Itália...por cá se acontece um referendo em Espanha destes e o não ganha como em Inglaterra o que acham que acontece a seguir é melhor prepararem-se....
  • Pinto
    24 jun, 2016 Custoias 20:49
    Os refugiados muçulmanos, a invasão de ciganos romenos que deram origem à insegurança e ao aumento de crimes ajudou a que muitos cidadãos da UE estejam fartos desta UE que de união não tem nada. Como é que pertencemos à UE e temos os salários mais baixos da UE? A UE serve interesses das grandes economias privados, à países que já não têm soberania.
  • Isilda.
    24 jun, 2016 Holanda. 19:03
    Eu penso que como estão as coisas, E realmente o principio do fim da união europeia. Com o primeiro passo do reino unido,penso que os outros paises da união europeia,vai seguir os mesmos passos!!! Se e melhor ou pior....Veremos!!! Mas que ja esta-mos todos Sofocados de tanta crise e ja tão longa...Tambem e verdade!!! Sobreviver...ja e um milagre!? Ha realmente que procurar sair desta sofucante crise! Ha que dar um novo passo na Europa. E espero que tudo melhore, com ou não saida da UE.
  • Juan Panvini
    24 jun, 2016 Mafra 18:54
    Diziam que a saída da GB seria uma catástrofe para eles. Agora por favor expliquem como se eu fosse um Burro (tenho QI de 135) como explicam que as quedas das bolsas foram violentas, até aqui correto, mas como é que se explica que a BOLSA de LONDRES foi a que MENOS CAIU?, parece que afinal tem razão, já sei é pela porcaria que os politicos fazem. Hoje mesmo a Sra Merkel, CONVOCOU alguns lideres europeus, então afinal a Europa é unida ou é um território alemão??? por isso é que a EU vai de mal a pior.
  • Pedro
    24 jun, 2016 Porto 18:40
    Toda a gente sabe que uma parelha de 6 cavalos puxa mais que uma de 2, ou que, 20 homens a remar, remam mais que 2. Creio que podemos afirmar que o que faltou na união europeia, ou o que falta, é mesmo um comandante que saiba governar o navio como deve ser. Esta falsa migração está a destruir a europa aos poucos e ninguem toma uma atitude com tomates. De qualquer forma só faz falta quem cá está!!!! Good Bye !!
  • Adelino Freitas
    24 jun, 2016 Portimão 18:07
    Seja lá o que vier a seguir de certeza quea EU jamais será a mesma. Louvo a coragem do Povo Inglês que não tremeu diante de tanta chantagem e terror protogonizada pelos fascistas e nazis do poder econômico de Bruxelas orientados pela Alemanha. Lição de como se deve ser patriota e espero que mais exemplos se sigam.
  • filomena
    24 jun, 2016 queluz 17:54
    e o principio do fim.......a mama da alemanha vai acabar....temos que ser donos da nossa casa..mais nada...
  • SILVA
    24 jun, 2016 p 17:35
    Durante o ano de 2000 estive a estudar e a trabalhar no Estados Unidos, durante vários meses, em Boston, Washington e New York. Nessa altura tive a nítida sensação que tudo se iria alterar. Em junho de 2001 regressei a New York, e essa sensação ficou mais reforçada. A patir dessa altura as minhas preocupações começaram a aumentar, até que de repente acontece o 11 de setembro. Porque nessa altura trabalhava sempre com a SIC noticias ligada ao meu lado, não sei porquê, mas não fui surpreendido como toda a gente á minha volta se sentia, e havia qualquer coisa que não batia certo. A prtir daí, acho que mais nada bateu certo, realmente. Há uns meses atrás, comentei aqui, ou no Expresso digital, que não estava a perceber como a Europa se ia preparar para a saída do Reino Unido em junho. Hoje como em muitas e diversas situações anteriores, estou de boca aberta, quando ouço os polititicos e responsáveis Europeus e até Ingleses, dizerem que ninguém estava á espera disto. Se eu em fevereiro já tinha como dado adquirido o que acontreceu, quem nos anda a governar ? Isto realmente é o princípio do fim, não só da Europa, mas de muitas coisas que todos tinham a ilusão de ter como dado adquirido, e se calhar é o melhor remédio. Não haja dúvida alguma que o sistema faliu, e não foi hoje, tem vnda a falir e toda a gente mete a cabeça na areia. E agora ? É só esperar que o Donal Trump ganhe as eleições, e ponto final.

Destaques V+