Tempo
|
A+ / A-

Brexit ao minuto

Recorde as 48 horas que mudaram o Reino Unido e podem ter mudado a Europa

23 jun, 2016 - 07:21 • Filipe d'Avillez , Cristina Nascimento , Carlos Calaveiras , João Carlos Malta e Inês Alberti, em Londres

A+ / A-
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Poiséohjudite
    24 jun, 2016 oraaíestá 16:53
    Oh Judite, não sei se é possível voltar ao escudo, mas que nunca deveríamos ter saído lá isto é verdade. Meu rico escudo. Já não ganhávamos muito com o escudo, mas poderia-se poupar uns trocos ainda que pouco mediante aquilo que se ganhava. Miséria mesmo foi esta mudança para esta mald@ta moeda, foi o passar de um nível de vida de 8 para oitenta, os velhotes foram enganados pela sua ingenuidade, e quem quis, sem controlo, foi subindo tudo para o dobro, de repente 100 escudos passou a valer metade. Disto é que deverias falar. Os responsáveis por esta desgraça deveriam ter prisão perpétua. Nunca mais se subiu salários, ou seja foi se mantendo pelo escudo e tudo foi subindo para o dobro. Até um simples bolo hoje em dia custa quase um euro. Quantos bolos dava no escudo. Ou por outras palavras, quantas vezes subimos com dignidade para acompanhar estes preços? Para ainda muitos palhaços. que me desculpem os verdadeiros dizerem que as famílias gastaram acima das suas possibilidades. Ou seja, os criminosos fizeram a m@da e quem paga são as vitimas que não têm a culpa. As pessoas estão fartas desta união europeia, que de união não tem nada. É um grupo de poderosos a dominar os mais fracos e a subjuga-los com politicas para austeridade, cortes e retirar dignidade, autonomia e identidade aos povos e nações. Esta u.Europeia está podre...
  • Suzy
    24 jun, 2016 lx 15:18
    O Sr Juncker é que se devia ter demitido. O projecto falhou, falha e falhará. O povo não está a gostar. DEMITA-SE ele os outros todos.
  • Suzy
    24 jun, 2016 lx 15:12
    A Alemanha é quem mais ri com este resultado. A Alemanha não vai referendar coisa nenhuma porque a Alemanha nunca ganhou tanto com esta Europa como agora. Veja-se logo hoje, foi a unica bolsa que não sofreu descidas. A Alemanha quer sim tomar conta de um vasto território (denominado Europa) e agora sem o pequeno travão dos Ingleses tem tudo para conseguir. Russia fora de perigo, Ingleses fora de decisões, vamos continuar a chamar nomes a esses palermas do Sul da Europa que só gastam dinheiro e vamos extorqui-lhes mais uns milhões até estarem definitivamente de rastos, depois largamos a China e pomos esses camelos a trabalhar como nunca trabalharam. É a 3ª guerra sem armas. Estilo clean ... é trendy.
  • Jorge
    24 jun, 2016 Lisboa 13:52
    Patético, fim da união sovietica fim da união europeia fecho de fronteiras nos eua inicio da nova ordem mundial, eles agem como se não soubessem de nada porque as massas andam distraidas depois volta tudo a desunir-se outra vez mas nós já não vamos ca estar para ver e assim vai um mundo de ideia iluminada em ideia iluminada até à ruina.
  • Adolfo
    24 jun, 2016 Algures 12:50
    Os ingleses sempre foram uma cambada de oportunistas e de ignorantes. Tratem-nos como estrangeiros na Europa, é o que eles merecem e que vão ter.
  • Judite Gonçalves
    24 jun, 2016 Barreiro 12:00
    A Inglaterra bateu com a porta, embora este país nunca esteve completamente dentro da União Europa, basta pensar que não adotaram o euro e continuaram com a moeda deles. Com a Inglaterra fora, como todos dizem a União Europeia nunca mais será a mesma. Em meu entender este é o primeiro passo para que a EU se desmorone, em seguida, e nisto posso enganar-me, vai a Alemanhã vá a seguir. Os países ricos e porventura mais trabalhadores e com outra mentalidade não estão para ser os pais dos pobres. Basta ver a participação dos Inglês neste referendo, se fosse em Portugal mais de 50 ficariam em casa ou iam até à praia. A decisão que a tomem os outros. A verdade é que a participação dos Inglês até podia ser mais elevada, mas nada tem a ver com a nossa participação quando somos chamado a eleições o a referendos. E mais diferenças haverá, e claro que num barco em que cada um rema para seu lado, nunca poderá chegar a bom porto. Bons “Velhos do Restelo.” Qualquer dia teremos o escudo de volta, mas se pensam que isso vai resolver ou melhorar os nossos problemas económicos, isso não é verdade, se calhar ainda vamos ficar muito pior. Com este não da Inglaterra pode também voltar a ideia de desagregação, não só de alguns países como de alguns estados e regiões autónomas. Porque tudo isto tem fases: tão depressão surge a ideia de união como de separação. Por vezes basta mexer uma pedrinha para que tudo se desmorone. Destruir é sempre mais fácil do que construir. Aí está aí mais um divórcio.
  • pensador
    24 jun, 2016 barcelos 10:28
    abaixo ditadura de bruxelas viva povos soberanos, faça-se um referendo em portugal,vitoria certa FORA
  • pensador
    24 jun, 2016 barcelos 09:54
    abaixo ditadura de bruxelas viva povos soberanos, faça-se um referendo em portugal,vitoria certa FORA
  • paulo
    24 jun, 2016 vfxira 08:08
    Iremos assistir a outros referendos noutros países? E porque não em Portugal? Muita "gente" ganhou fortunas com esta UE,mas o país ficou mais pobre,ficámos endividados até mais,não temos soberania (só de nome).Esta UE está podre,presidentes que não são eleitos,interesses económicos e exigências são o que esta UE representa.
  • Ainda bem!
    23 jun, 2016 Lisboa 22:29
    Imperou o bom-senso. A alma de Jo Cox pode descansar em paz. Lamentavelmente, toda esta loucura fez, como vítima, a mãe de duas crianças de 5 e 3 anos.

Destaques V+