Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Médicos vão ter horas extraordinárias pagas a 100%

22 jun, 2016 - 12:04

O compromisso, para 2017, é do ministro da Saúde, que pretende reduzir o recurso a empresas de prestação de serviços nos hospitais. Sindicato Independente dos Médicos quer mais diálogo.

A+ / A-

O ministro da Saúde comprometeu-se esta quarta-feira a alterar o valor do pagamento das horas extraordinárias dos médicos no próximo Orçamento do Estado, passando dos actuais 50% para 100%.

Adalberto Campos Fernandes esteve esta manhã na comissão parlamentar de Saúde, onde considerou injusto que os médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) sejam pagos a 50%, quando os colegas contratados a empresas de prestação de serviços recebem o dobro.

"Esta é uma situação que urge corrigir no próximo Orçamento do Estado", afirmou, lembrando que o recurso a tais empresas custa 80 milhões de euros ao SNS.

O ministro respondeu, no Parlamento às questões do deputado do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira sobre o assunto e admitiu que o problema não se resolve de um momento para o outro.

"Não somos imprudentes ao ponto de pensar que podemos resolver isto de uma vez".

Contactado pela Renascença, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) reagiu à notícia, afirmando que a medida é ainda insuficiente, mas que há que aproveitar a oportunidade para aprofundar o diálogo com o Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+