Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PS pede audição urgente do governador do Banco de Portugal no caso da Caixa

21 jun, 2016 - 22:12

O PS recorda que nos últimos dias se tem “assistido a uma proliferação de notícias veiculadas pela comunicação social relativamente às necessidades de capital da Caixa Geral de Depósitos. Designadamente, tem-se assistido a uma especulação sobre o valor das necessidades e qual a sua origem.

A+ / A-

O Partido Socialista pediu esta noite a audição urgente do governador do Banco de Portugal, no âmbito da polémica em torno da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.

Num comunicado enviado à Renascença o PS recorda que nos últimos dias se tem “assistido a uma proliferação de notícias veiculadas pela comunicação social relativamente às necessidades de capital da Caixa Geral de Depósitos. Designadamente, tem-se assistido a uma especulação sobre o valor das necessidades e qual a sua origem”.

O pedido de audição urgente de Carlos Costa prende-se, segundo o PS, com o facto de o banco central ser “a instituição a quem compete a salvaguarda da estabilidade do sistema financeiro”, a que acresce o facto de, nos últimos anos, a instituição ter “alargado o âmbito da análise tradicional de supervisão, reforçando a sua vertente prospectiva e avaliando regularmente a capacidade das instituições para suportar cenários económicos e financeiros adversos.”

Segundo João Galamba, deputado do PS na Comissão de Orçamento e Finanças, é “importante” que o governador do Banco de Portugal, “responsável máximo pela estabilidade do sector financeiro” e “um dos principais responsáveis pelo segundo pilar do programa de ajustamento da troika que dizia respeito à estabilidade do sector financeiro”, esclareça os “contornos” da recapitalização da Caixa.

Em 2012, o Estado injectou 750 milhões de euros directamente em acções na Caixa Geral de Depósitos e ainda 900 milhões em instrumentos de capital contingente, dívida pela qual o banco público paga juros anuais.

Para João Galamba, é necessário Carlos Costa explicar as razões pelas quais quatro anos depois de ter sido feito um “levantamento exaustivo da situação” do banco e das necessidades de capital se perceber que o “problema do sector financeiro português não está resolvido e que a Caixa “tem necessidade de capital”.

“É da maior importância que o governador esclareça a situação concreta do banco e o que se passou nestes últimos quatro anos", afirmou João Galamba.

[Notícia actualizada às 22h38]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    22 jun, 2016 Lisboa 07:32
    Com esta não estava o Emplastro Passos e a Bacante Albuquerque a contar. Vamos ver se o que o governador do BP vai declarar vai ao encontro do que Bruxelas já declarou. O Emplastro Passos cada vez mais se enterra e com ele o bando que lidera.

Destaques V+