Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Olhar Europa

​Tusk em Lisboa e Juncker na Grécia

20 jun, 2016 - 14:09

A semana europeia arranca com agenda preenchida esta segunda-feira. Donald Tusk está em Lisboa.

A+ / A-
Olhar Europa (20/06/2016)

O presidente do Conselho Europeu tem encontros com o Primeiro-ministro António Costa e também com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa. No Luxemburgo, reunião do Conselho Negócios Estrangeiros, com a presença do ministro português Augusto Santos Silva.

O presidente da Comissão Europeia está hoje em Atenas, na Grécia. Jean-Claude Juncker reúne com o presidente Prokopios Pavlopoulos e também com o primeiro-ministro Alexis Tsipras. Vai ainda falar ao Comité Económico e Social grego e participa na Reunião Geral Anual da Federação Helénica de Empresas.

Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia está em Viena, onde reúne com o recém-eleito presidente austríaco Alexandre van der Bellen e também com o ministro do interior Wolfgang Sobotka. E o comissário Carlos Moedas discursa hoje na reunião inaugural da "European Women Rectors Association, na Universidade Foundation, em Bruxelas.

Amanhã, terça-feira, recebe o Comité de Identificação do Grupo Europeu de Ética, reúne com a ministra da educação, ciência e desporto da Eslovénia e participa ainda no Digital Festival 2016, organizado pelo Forum Europeu em Bruxelas.

Também amanhã, Federica Mogherini recebe Jorge Glas, vice-Presidente do Equador e Hashim Thaçi, Presidente do Kosovo.

Na quarta-feira, dia 22, há sessão plenária do Parlamento Europeu em Bruxelas. Até dia 23.

Está também agendada a habitual reunião do colégio de comissários que depois recebe o chanceler austríaco Christian Kern, um encontro onde participa também o presidente da Comissão Europeia.

Ainda na quarta-feira, Jean-Claude Juncker recebe o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz e Mahmoud Abbas, o presidente da Autoridade Palestiniana.

O dia inclui um discurso de Carlos Moedas. O comissário português vai intervir na conferência Water Innovation Europe 2016, em Bruxelas.

Na quinta-feira, os ministros Augusto Santos Silva e Mário Centeno vão a Bruxelas para encontros com o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermns e ainda com a comissária Cecilia Malmström.

Sexta-feira, dia 24, o ministro dos negócios estrangeiros português será recebido pelo vice-presidente da Comissão Europeia Jyrki Katainen e Jean-Claude Juncker volta a reunir com Martin Schulz, o Presidente do Parlamento Europeu.

A agenda do presidente da Comissão inclui ainda uma reunião com o Presidente do Conselho Europeu, e com o primeiro-ministro holandês que exerce a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+