Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sondagens contraditórias aumentam dúvidas sobre “brexit”

20 jun, 2016 - 22:22

Britânicos decidem na quinta-feira se devem continuar na União Europeia ou sair.

A+ / A-

Veja também:


Duas sondagens publicadas esta segunda-feira, a três dias do referendo sobre a permanência ou saída da União Europeia, dão resultados contraditórios, no Reino Unido.

Numa sondagem realizada pela YouGov, os adeptos da saída – conhecida como “brexit” – apresentam uma vantagem de 2 pontos percentuais. Segundo essa sondagem, 44% dos inquiridos pretendem abandonar a organização europeia e 42 pretende permanecer.

Mas outra sondagem, desta feita levada a cabo pela ORB e encomendada pelo “Daily Telegraph” aponta para uma vantagem de seis pontos percentuais para o “remain”, que defende a permanência. Os resultados são 53% para ficar e 46% para sair.

Esta segunda sondagem contabiliza apenas os votos certos, ao contrário da primeira, mas é significativa uma vez que mostra uma grande mudança no espaço de apenas uma semana. A última sondagem organizada pela ORB dava uma vantagem de um ponto percentual para o “brexit”.

A campanha para o referendo de 23 de Junho está manchada pelo assassinato de uma deputada trabalhista pró-europeia. Jo Cox, de 41 anos, que foi baleada quinta-feira. O suspeito é um homem de 52 anos que, segundo testemunhas, terá gritado “Grã Bretanha primeiro” antes de disparar sobre a deputada trabalhista.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CAMINHANTE
    21 jun, 2016 LISBOA 17:51
    O "Brexit" se se concretizar terá necessariamente repercussões economico-politico- sociais. Penso que não haverá Brexit, porque os "tempos" que vivemos não são de grandes roturas com o "stablishment" . Mas há surpresas e confesso que me preocupa o BREXIT, embora esteja muito desiludido com os caminhos que nos foram impostos por esta pseudo União Europeia. Pelo menos metade dos cidadãos de toda a dita União estão contra ela. Das chamadas Esquerdas à Direitas. A outra metade, enleada em interesses meramente financeiros, sem outros ideais, estão a favor. Mas o Brexit pode realmente ter consequências a curto prazo pouco agradáveis. Depois tudo se reequilibra.
  • RFM
    21 jun, 2016 coimbra 15:43
    ... DEIXEM OS BRITANICOS DECIDIR O QUE QUEREM E NÃO QUEREM, NÃO FAÇA DE UMAS ELEIÇÕES SEMPRE UM DRAMA !!! POIS JÁ SE SABE, SEMPRE SE SOUBE QUE FICARIAM !!! O RESTO É CARNAVAL E UMA TRÁJICA MORTE EM CAMPANHA DE UMA MULHER POR INTEIRO NA TÃO PURITANA E DEMOCRÁTIVA INGLATERRA, HÁ COISAS DIFÍCEIS DE ENTENDER
  • Portigraal
    21 jun, 2016 Lisboa 14:12
    É uma desilusão se o Reino Unido não sais da UE. Para muitos era a grande esperança de que esse fosse o primeiro sinal da queda da UE.O que era óptimo, por mais fantasmas, papões e caos que sejam atirados à cara dos ingleses e do resto da Europa se isso vier a acontecer. Espero que os ingleses não sejam tão pouco inteligentes, ou será que os povos europeus, especialmente o nosso, que tanto tem sofrido devido ao euro, não são capazes de analisar este sistema da UE, quem verdadeiramente lucra com ele (euro), quem verdadeiramente começa a mandar na Europa ( no nosso caso, em Portugal) e que os nossos verdadeiros problemas só começaram de pois da nossa entrada no euro? Qual é o Português que se orgulhe de o ser, que gosta de ver o seu País de joelhos perante a UE, vivendo da mesada que ela nos dá, praticando politicas pela UE impostas, dependendo dos "mercados" e sem grande parte da sua soberania? Qual o Português que seja nacionalista (no bom sentido da palavra, pois nacionalismo não é fascismo, como nos querem fazer crer) consegue conviver com os politicos traidores que vendem o seu País e o seu Povo por um futuro lugar em Bruxelas, FMI, Banco Central Europeu, etc, sofucando desta maneira todo um povo, ao mesmo tempo que a nossa comunicação social vai devagar e paulatinamente inculcando na nossa mente colectiva de que ser assim é que é correcto, ser cobarde, impingindo a mentalidade de europeu em vez do verdadeiro orgulho em ser Português? Só sem dignidade e vergonha!
  • eusebio simoes
    21 jun, 2016 Vagos 01:56
    Nós não devíamos estar a falar do BREXIT, mas sim do PORTUGALEXIT, pois as regras dos países comunitários não são iguais para todos, os Ingleses já tem as melhores condições e ainda querem mais, nós aceitamos as condições que os países mais fortes nos impõem.
  • JPTuga
    21 jun, 2016 Lisboa 00:55
    Caro Zé. Já somos dois. E eu não tenho certezas mas nessa do assassino também apostava qualquer coisa. Quando anda tanta gente a viver à custa da UE vale tudo para manter a "tachada"!!!!!
  • 21 jun, 2016 00:13
    Pelo sim Devera permanecer
  • Zé Povinho
    20 jun, 2016 Lisboa 23:37
    Vejam o que o capitalismo faz: encomenda um assassino para matar, para o Brexit perder a força. Desejo muito que os Ingleses batam o pé comunidade europeia xupista e injusta!

Destaques V+