Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Número de deslocados no mundo atinge recorde de 65 milhões

20 jun, 2016 - 10:04

Uma em cada 113 pessoas no planeta está hoje numa situação de deslocado interno ou é um refugiado, segundo a ONU.

A+ / A-

Veja também:


O número de deslocados no mundo atingiu um novo recorde: 65,3 milhões de pessoas foram forçadas a deixar as suas casas até final de 2015, anunciou a ONU.

"Esta foi a primeira vez que o limiar dos 60 milhões foi ultrapassado", anunciou esta segunda-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Os números, divulgados neste Dia Mundial do Refugiado, sublinham factores de pressão que alimentam uma crise global sem precedentes.

Os conflitos na Síria, Afeganistão, Burundi e no Sudão do Sul fizeram aumentar o número de refugiados para 21, 3 milhões, metade dos quais crianças.

Por outro lado, ao mesmo tempo que conflitos e perseguições forçam cada vez mais pessoas a fugir, emerge um sentimento anti-migrantes que reduz a vontade política para realojar refugiados, refere o alto-comissário da ONU para os Refugiados, Filippo Grandi.

"O que está hoje a ser testado é a disponibilidade das nações para trabalharem em conjunto, não apenas pelos refugiados, mas pelo interesse humano colectivo", diz, em comunicado.

“Os refugiados e migrantes que atravessam o Mediterrâneo e chegam à Europa trazem uma mensagem: se os problemas não são resolvidos, os problemas vêm ter contigo”, alertou Filippo Grandi em conferência de imprensa, acrescentando ser preciso agir e tomar resoluções políticas que parem os conflitos, o que seria o passo mais importante para prevenir o fluxo de pessoas.

O número de pessoas deslocadas globalmente aumentou em 5,8 milhões em 2015, de acordo com os dados da ONU. Em 2014 era 59,5 milhões.

Uma em cada 113 pessoas no planeta está actualmente numa situação de deslocado interno ou é um refugiado, indica a ONU.

Os números marcam um "nível de risco para o qual a ACNUR não tem precedente", disse a agência, sublinhando que o número de pessoas deslocadas é agora superior ao da população do Reino Unido ou da França.

Em 2015, um número recorde de dois milhões de pessoas pediu asilo aos países industrializados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Oliveira
    20 jun, 2016 Rio Tinto 12:59
    Já pensaram que estas ondas de vai e vem já tem movimentado tantas pessoas ( As suficientes ) para se transformar em uma guerra mundial .;Proporcionada sempre pelos mesmos ??? Palavra de honra que eu não quero acreditar . O que é certo é que ninguém que fazer nada por isso . """ Pobres crianças que vem a caminho !!!
  • CAMINHANTE
    20 jun, 2016 LISBOA 12:25
    Chegámos a esta situação porque os dirigentes do nosso Planeta assim o querem. Isto faz parte duma agenda com objectivos próprios, sendo que a Europa foi escolhida para ter de receber uma invasão subreptícia, afim de ser descaracterizada e perder a essência da sua identidade. Tudo o que se diga em contrário é demagogia dessa agenda. Todos os territórios do Planeta extra - Europeus são, na generalidade, territórios de grandes áreas , de espaço, e estruturalmente com os recursos necessários à vida digna de qualquer Ser Humano.

Destaques V+