Tempo
|
A+ / A-

Ministério Público arquiva suspeitas de eutanásia no Serviço Nacional de Saúde

17 jun, 2016 - 15:01

Declarações da bastonária da Ordem dos Enfermeiros na Renascença sobre a prática da eutanásia no Serviço Nacional de Saúde levaram à abertura de um inquérito por parte do Ministério Público.

A+ / A-
Bastonária dos Enfermeiros. "Eutanásia já é praticada nos hospitais públicos"
Bastonária dos Enfermeiros no programa "Em Nome da Lei"

Foi arquivado o inquérito sobre suspeitas de prática de eutanásia no Serviço nacional de Saúde. O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa conclui que a bastonária da Ordem dos Enfermeiros não cometeu qualquer facto ilícito ao referir, na Renascença, que a prática de morte assistida é sugerida nos hospitais públicos.

De acordo com o semanário “Expresso”, o despacho indica não ser possível aferir que a bastonária fizesse apologia de crime e não encontra qualquer facto ilícito, punível criminalmente.

Ana Rita Cavaco participava, como convidada, no programa “Em Nome da Lei” de 27 de Fevereiro, quando afirmou viu situações no Serviço Nacional de Saúde de médicos a sugerir dar insulina aos doentes em situação terminal para lhes causar o coma e provocar a morte.

Vivi situações pessoalmente, não preciso de ir buscar outros exemplos. Não estou a chocar ninguém porque quem trabalha no SNS sabe que estas coisas acontecem por debaixo do pano, por isso vamos falar abertamente”, garantiu, defendendo um debate sobre o assunto.

As declarações provocaram ondas de choque e chegou a ser chamada ao Parlamento para prestar esclarecimentos. A Ordem dos Médicos reagiu de forma contundente e recorreu à Inspecção Geral das Actividades em Saúde, o Ministério Público e os órgãos disciplinares da Ordem dos Enfermeiros.

A Ordem dos Médicos considera as declarações “gravíssimas”, uma vez que envolve médicos e enfermeiros na alegada prática encapotada de crimes de homicídio.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    17 jun, 2016 Lisboa 20:41
    O MP a investigar é assim. Umas vezes quando convem investiga e encontra materia para levar a tribunal. Outras vezes convence-se que encontrou e leva sem ter encontrado. Outras vezes não encontra sabe-se lá porquê. Quando se fala de Eutanásia nos hospitais deve-se tomar em consideração o que é Eutanásia activa e Eutanásia passiva. Uma coisa e outra são rigorosamente iguais só os meios é que são diferentes. Atenção, não sou contra a Eutanásia.

Destaques V+