O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
A+ / A-
Eurostat

Mais de 20 mil pessoas obtiveram nacionalidade portuguesa em 2014

14 jun, 2016 - 10:57

Brasileiros em maioria. Seguem-se cidadãos de origem ucraniana e cabo-verdiana.
A+ / A-

Foram 21.124 as pessoas que, em 2014, adquiriram a nacionalidade portuguesa. Os números foram divulgados pelo Eurostat, segundo o qual a maior parte (95%) era oriunda de países fora da União Europeia.

Numa lista liderada pela Estónia (onde 100% das nacionalizações foram de pessoas fora da UE), Portugal ocupa o sexto lugar da lista de 15 Estados-membros onde pelo menos nove em cada dez pessoas que obtiveram cidadania eram oriundas de países externos à União.

Dos estrangeiros que adquiriam nacionalidade portuguesa em 2014, 22% eram brasileiros, 15,7% ucranianos e 15,1% cabo-verdianos.

Por outro lado, no Luxemburgo e na Hungria, a maioria das concessões de nacionalidade foram para cidadãos de outro Estado-membro, com os portugueses a receber 37,8% das atribuições.

Depois dos portugueses, a segunda maior percentagem de cidadãos europeus a receberem nacionalidade luxemburguesa foram italianos e franceses.

Na média da UE, o maior número de nacionalidades foi concedida a cidadãos marroquinos, num total de 92.700 pessoas, 88% das quais se nacionalizaram espanholas, italianas ou francesas, seguindo-se albaneses, turcos, indianos e equatorianos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MARCO
    15 jun, 2016 Brasil 14:25
    Como está o andamento da regulamentação da Lei de Nacionalidade Portuguesa sobre a situação do neto de português ser reconhecido como Nacionalidade Originária (Atribuição) ?