Tempo
|
A+ / A-

Atacante da Flórida já tinha sido investigado pelo FBI

13 jun, 2016 - 19:21

Na altura o homicida chegou a ser interrogado mas concluiu-se que não apresentava perigo. Director do FBI promete rever procedimentos das agências de informação.

A+ / A-

O directo do FBI, James Comey, comprometeu-se esta segunda-feira a rever os procedimentos dos serviços que lidera, uma vez que o atirador que ontem matou 49 pessoas e feriu outras 53, num bar em Orlando, na Flórida, chegou a ser monitorizado pela agência e até interrogado, sendo que os agentes concluíram que não havia razões para tomar medidas adicionais.

O director do FBI admite que Omar Mateen, nascido nos EUA mas de ascendência afegã, pode ter sido radicalizado através da internet.

James Comey garante haver fortes indícios nesse sentido, mas que as investigações prosseguem para determinar os motivos concretos do ataque.

Comey adiantou ainda que não havia indícios de que o atacante fazia parte de qualquer tipo de rede e que não era claro que grupo terrorista apoiava.

Informações anteriores indicam, porém, que o atirador contactou as autoridades por telefone, durante o ataque ao bar, manifestando o seu apoio pelo autoproclamado Estado Islâmico e referindo os autores do atentado da maratona de Boston.

António Costa publicou esta segunda-feira uma mensagem lamentando a natureza "homofóbica" do ataque em Orlando, enquanto Marcelo Rebelo de Sousa transmitiu ao presidente norte-americano, Barack Obama, a sua solidariedade, assim como a dos portugueses após este crime.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+