Tempo
|
A+ / A-

Ministra desvaloriza atraso na assinatura do contrato no porto de Lisboa

13 jun, 2016 - 17:19

Ana Paula Vitorino acredita que atraso tem a ver com os dois feriados, mas já marcou reunião para saber o que se passa.

A+ / A-

A ministra do Mar desvalorizou o atraso na assinatura do novo Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) entre operadores e estivadores do porto de Lisboa, mas vai reunir-se terça-feira com a comunidade portuária para fazer um "ponto de situação".

"Quero acreditar que [as negociações e a celebração do acordo] não estão em causa. Na sexta-feira foi feriado nacional, hoje é feriado municipal em Lisboa. Estou em crer que essa pequena dilação que houve tem a ver com a existência destes feriados", disse Ana Paula Vitorino, durante uma visita de trabalho ao porto de Setúbal.

"Para fazer uma avaliação, um ponto de situação e daquilo que é necessário fazer, marquei para amanhã [terça-feira] uma reunião com a comunidade portuária de Lisboa. Ou seja, com todos, quer com a administração do porto de Lisboa, quer com todos os operadores, os clientes do porto de Lisboa, que, de alguma forma, terão de se pronunciar sobre aquilo que for o ponto de situação sobre o CCT", acrescentou a ministra.

Ana Paula Vitorino defendeu, no entanto, uma aceleração do processo "porque está em causa, também, a competitividade do porto de Lisboa".

O compromisso assinado entre operadores e estivadores previa um prazo de 15 dias - que terminou no passado sábado - para a redacção e assinatura do novo CCT, com uma duração de seis anos.

Confrontada com a manifestação convocada pelo sindicato dos estivadores para o próximo dia 16 de Junho, a Ministra do Mar disse que se trata de uma acção que já estava programada há muito tempo e que nada tem a ver com as negociações em curso no porto de Lisboa.

"Essa manifestação já estava marcada antes de haver o acordo de compromisso entre os operadores e o sindicato dos estivadores de Lisboa. Por aquilo que foi tornado público pelos estivadores, existem algumas razões relativamente a todo o sistema portuário nacional em que os estivadores querem ter uma palavra a dizer, e, por isso, essa manifestação não tem a ver, seguramente, com esta negociação", disse a ministra, reiterando o desejo de que o novo CCT no porto de Lisboa seja assinado com a maior brevidade.

No que respeita ao porto de Setúbal, Ana Paula Vitorino reconheceu a necessidade de alguns investimentos para que alguns navios de maiores dimensões possam aceder à referida infra-estrutura portuária, acrescentando que esses investimentos serão incluídos no plano de investimentos que prometeu apresentar até final do primeiro semestre deste ano.

"É necessário aumentar a capacidade, o tamanho dos navios que possam aceder a este porto [de Setúbal], e, para isso, é necessário aumentar a profundidade na entrada da barra [fazer dragagens] ", reconheceu.

A melhoria das acessibilidades ferroviárias para aumentar a capacidade de escoamento do porto de Setúbal e a actualização da janela única portuária, "para simplificar, modernizar e tornar mais eficientes os aspectos administrativos ligados ao porto de Setúbal", foram outras prioridades referidas pela ministra do Mar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • drxico
    14 jun, 2016 Lisboa 14:22
    Esta e o governo estão a levar uma banhada do sindicato /CGTP/PCP, nao vao assinar nada, ou se assinarem no principio do ano que vem rasgam e começam a pedir outra coisa quaisquer, OS ESTIVADORES , o pessoal dos METROS , CARRIS, CP E TRANSTEJO só querem destabilizar o pais qualquer que seja o governo, São uns parasitas da sociedade de vivem dos nossos impostos

Destaques V+