Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cão que mordeu criança está vacinado e vai para quarentena

12 jun, 2016 - 23:35

A informação foi confirmada à Lusa pela autarca de Rio Maior. Menina está internada em Lisboa.

A+ / A-

A presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, afirmou à agência Lusa que o cão de raça pitbull que mordeu a criança de dois anos no concelho está vacinado e vai para quarentena durante 45 dias.

O cão que mordeu a criança de dois anos em Azambujeira, concelho de Rio Maior, distrito de Santarém, era "acompanhado pelo veterinário municipal", estando "vacinado e legal", informou a presidente da Câmara Municipal.

O animal vai na segunda-feira "para quarentena", no canil municipal de Rio Maior, durante um período de 45 dias, acrescentou.

"Durante esses 45 dias, o cão fica em observação médica e não vai para abate", explanou Isaura Morais, em declarações à Lusa, realçando que este "é o procedimento normal".

A criança que foi atacada pelo cão na face esquerda encontra-se no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, estando "clinicamente estável" e com "prognóstico favorável", referiu à Lusa fonte hospitalar.

Segundo o socorrista dos Bombeiros de Rio Maior que esteve no local, Vítor Carvalho, a menina de dois anos "foi mordida na face", apresentando uma "ferida com alguma dimensão".

O socorrista afirmou que, de acordo com as pessoas presentes no local, a criança já tinha dado uma festa ao cão sendo que, quando se voltou a aproximar do mesmo, que se encontrava "dentro do quintal de uma propriedade", o pitbull mordeu a criança.

Fonte da GNR de Santarém referiu que o cão "mordeu uma só vez na face esquerda e largou logo a criança".

"O cão estava na casa dos proprietários, que eram amigos da mãe da criança. Aconteceu tudo em espaço privado", acrescentou, em declarações à Lusa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    14 jun, 2016 17:54
    Pois é verdade... a cultura é muito cara. Mas para o SU está ao preço da MEO... Basta um clique e o Google diz tudo!
  • pipa
    14 jun, 2016 lisboa 12:23
    os pais são culpados de estarem o pé dos cães com os filhos pequenos anda tudo maluco
  • Su
    14 jun, 2016 Lisboa 11:47
    Mas quanta falta de cultura que vai aqui senhor "eu".. Laboratório?? Informe-se, aprenda e depois comente. Falta de cuidado dos donos, falta de atenção dos pais.. A raça é antiquíssima e eram conhecidos com os "nanny dogs" (cães ama na época vitoriana, Google it) .. A instrução e a cultura são gratuitas caríssimo. São coisas que acontecem, independentemente da raça do animal. . Falta o cuidado e o respeito pelo animal e pela criança.
  • EU
    13 jun, 2016 21:52
    Só uma coisa para o "CLARO": parece que a crítica te acentou que nem uma luva. E já agora se te achas culpado VAI PARA A CHOLDRA e não saias de lá nos próximos 50 anos!
  • Rui
    13 jun, 2016 Lisboa 10:58
    Raças de cães perigosos é para a policia e as forças armadas andarem a passear domésticos não devia ser permitido...onde é que estavam os pais...quando levam para dentro de casa um animal perigoso sabendo que tem crianças por perto ou para dentro dum prédio obrigando os vizinhos a partilharem o elevador com o animal com a desculpa que ele não faz mal...até um dia.
  • Atenti
    13 jun, 2016 Aveiro 09:48
    Se fosse um chiuaua ou um salsicha nem era notícia, como é uma raça perigosa, cai o Carmo e a trindade. O jornalismo também é de qualidade visto só interessar que o cão mordeu a menina, não interessou ao jornaleiro investigar as razões porque tal aconteceu. Os pais da criança onde é que estavam? Os donos do cão onde é que estavam? Talvez fosse mais interessante saber estes pormenores, de certeza que respondiam à pergunta do porquê do ataque do cão.
  • Claro...
    13 jun, 2016 Coimbra 08:45
    Como sempre, quando vem à baila ataque de PitBull lá vem os midia felizes e contentes porque sabem que vende e dpois vêm os entendidos falar que são cães criados em laboratório, e bla,bla,bla e que têm uma mandibula que tranca e bla,bla,bla...Se eu colocasse aqui os 2 ataques que a minha mãe
  • Claro...
    13 jun, 2016 Coimbra 08:43
    Como sempre, quando vem à baila ataque de PitBull lá vem os midia felizes e contentes porque sabem que vende e dpois vêm os entendidos falar que são cães criados em laboratório, e bla,bla,bla e que têm uma mandibula que tranca e bla,bla,bla...Se eu colocasse aqui os 2 ataques que a minha sofreu por pastores alemão, o ataque que uma colega minha sofreu com a mesma idade desta menina tb de um pastor alemão, o ataque que eu sofri de um cocker spaniel tb com a idade desta menina, de um caniche de um pincher e muitos mais que eu conheço, seriam eles noticias de primeira página? No final des tes ataques, nunca condenei os animais, e nunca parei de ter cães, porque os culpados somos nós o Homem.
  • Jorge
    13 jun, 2016 Porto 07:37
    Esperemos que os proprietários sejam devidamente condenados.
  • Paulo
    13 jun, 2016 Olhão 07:31
    Os tempos estão muito mudados antes, cão que mordesse membro da família, era abatido.

Destaques V+