Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Revogadas fusão dos transportes de Lisboa e subconcessão da STCP

09 jun, 2016 - 16:20

Esquerda unida revoga decisões do anterior Governo.

A+ / A-

O Parlamento aprovou esta quinta-feira em votação final global a revogação dos decretos-lei do anterior executivo para a subconcessão dos transportes públicos de Lisboa e do Porto, com os votos contra do PSD e do CDS-PP.

Os diplomas aprovados esta quinta-feira, com os votos favoráveis do PS, BE, PCP, PEV e PAN, e contra do PSD e do CDS-PP, estabelecem a revogação dos diplomas do anterior governo que previam a fusão e reestruturação dos transportes colectivos de Lisboa.

Segundo este diploma, fica estabelecida a autonomia jurídica do Metropolitano de Lisboa, da Companhia de Carris de Ferro de Lisboa, da Transtejo e da Soflusa, cuja reestruturação e fusão tinha sido aprovada Governo de Pedro Passos Coelho.

Com a mesma votação, foi aprovado uma outra lei, que na prática proíbe a subconcessão da STCP (Sociedade de Transportes Públicos do Porto, SA) a privados.

"A actividade de transporte público rodoviário de passageiros na área urbana do Grande Porto, a ser exercida pela STCP, SA, não pode ser transmitida ou subconcessionada a outras entidades que não sejam de direito público ou de capitais exclusivamente públicos", prevê o diploma.

A subconcessão das empresas públicas de transporte foi lançada pelo Governo de Passos Coelho (PSD/CDS-PP), que tinha atribuído à espanhola Avanza a exploração da Carris e do Metro de Lisboa, à britânica National Express, que detém a espanhola Alsa, a STCP e à francesa Transdev o Metro do Porto.

No entanto, nove dias depois de ter entrado em funções, o executivo de António Costa suspendeu "com efeitos imediatos" o processo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 09 jun, 2016 Lisboa 18:56
    E com isto a geringonça deve ter sacado mais uns 20.000 votos (trabalhadores mamōes desses buracos)
  • Paulo
    09 jun, 2016 Lisboa 18:47
    Não vejo nenhum comentário aos milhões que foram injetados no BPN,BPP e BES,que eram privados , e estão tão preocupados com aquilo que era publico e foi dado aos privados por passos coelho e companhia
  • amfmc
    09 jun, 2016 setubal 18:20
    grande António Costa parabéns, só quem está no convento é que sabe o que la vai dentro. Há e tal com a privatização "voçês" já não podem fazer greves...as pessoas são mesmo ignorantes quando falam e desconhecem as leis. Para muitos o que está correto é o que fez o sr:Coelho como cortar as reformas daqueles que trabalharam uma vida e descontaram para este País, eu só gostava se fosse com os pais ou avós dos que falam assim se estariam de acordo, parabéns sr. António Costa a sua gerigonça está a dar que falar e para os que defendem a politica do sr. Coelho sigam o concelho dele próprio e emigrem não sejam piegas... pois não fazem cá falta nenhuma.
  • tnd
    09 jun, 2016 tondela 18:18
    Falta a Revogação das Freguesias Agregadas, ou será que os senhores do PCP se esqueceram do que também prometeram?!
  • Antonio Almeida
    09 jun, 2016 V.N. de Gaia 17:53
    Sinceramente estou estupefacto com a atitude do actual partido socialista.Enfim voltou o antro da parasitagem.Alguém vai pagar isto tudo ,ai vai vai.
  • JAS
    09 jun, 2016 LISBOA 17:25
    Prepara-te "ZE" para pagares mais estes deficits aliás já estavas habituado...!
  • joao al
    09 jun, 2016 portugal 17:23
    mais uma decisão para sermos todos nós a pagar quem não vive em Lisboa e o Porto vai pagar os transportes reis das greves e dos prejuizos comandados pela CGTP e amigos....democracia comandada pelos ditadores esquerdistas
  • A C
    09 jun, 2016 lx 17:04
    é a única coisa que a esquerda sabe fazer: destruir revogar e propaganda eleitoral permanente além de deitar para o lixo o sacrifício de 4 anos dos portugueses. Até quando os portugueses continuam a votar nisto?
  • Justo
    09 jun, 2016 Leiria 16:58
    PARTIDO DO ESTADO. mAIS MAMA PARA OS PUBLICOS.
  • joao
    09 jun, 2016 coimbra 16:58
    Muito bem... Vergonha de zarolhos- os meus impostos dão para tudo, até para financiar as deslocações do Lisboetas e Portuenses. sou de Coimbra, onde os transportes não recebem apoio, se quero andar-pago! É caricato que contestem o apoio às escolas privadas...

Destaques V+