Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Mateus

Gil Vicente quer "máfia" de Madaíl e companhia em tribunal

07 jun, 2016 - 18:15

Presidente António Fiusa assegura, em Bola Branca, que o clube minhoto não descansará enquanto os dirigentes da Federação e da Liga envolvidos no polémico "Caso Mateus" não forem responsabilizados pelos danos causados.

A+ / A-

O presidente do Gil Vicente não coloca uma pedra sobre o assunto que envolve o “Caso Mateus” e a recondução dos “galos” na Primeira Liga, prometendo, em entrevista a Bola Branca, ir até às últimas consequências para responsabilizar todos aqueles que “prejudicaram muito” o emblema minhoto.

Num tom duro, confrontacional e acusatório, António Fiusa puxa do seu carisma pessoal para colocar em cima da mesa os nomes que terão contribuído para o declínio do Gil Vicente e que, aponta, fazem parte de uma “máfia”.

“O país esteve 10 anos de luto porque um conjunto de pessoas – a tal máfia – prejudicou muito o Gil Vicente e muito a minha pessoa. Fui muito injustiçado. A cidade e o concelho perderam muito. Essa gente terá que agora ser responsabilizada e dar a cara. Eles sabiam o que estavam a fazer e que era batota. Queriam prejudicar o Gil Vicente e o futebol português. Não posso perdoar essa gente, que é do pior que há. Se a Liga e a Federação não responsabilizar essa gente, será o Gil Vicente e eu a fazê-lo, porque essa gente não pode ficar impune. António Mortágua, Gilberto Madaíl, Amândio de Carvalho, Frederico Cebola, Pedro Mourão e Cunha Leal terão de ir a tribunal responder por ter feito tão mal ao futebol português”, atira, sem reservas ou contemplações, revelando as reais repercussões do complicado processo judicial que envolveu o clube que lidera há mais de uma década.

“O Gil Vicente esteve quase a acabar e passou por uma fase muito difícil. Nunca tivemos salários em atraso e passámos a ter com o Caso Mateus”, garante.

Mas Fiusa vai mais longe. Sem divulgar nomes, o presidente do Gil Vicente fala em corrupção. E com dinheiro vivo envolvido. “Houve corrupção nisto. Houve uma pessoa que recebeu 100 mil euros de um clube”, remata.

Federação recomendou. Liga aceitou reintegração do Gil Vicente

Antes das declarações de Fiusa a Bola Branca, a Direcção da Liga havia anunciado, ao início da tarde, que aceita o alargamento da Liga e inclusão do Gil Vicente.

A Federação Portuguesa de Futebol recomendou, esta segunda-feira, a reintegração imediata do Gil Vicente na Primeira Liga. Em comunicado, a Direcção da Liga revela que "decidiu, por unanimidade, acatar a decisão do tribunal e a recomendação da FPF e não recorrerá da mesma".

"Dando o devido cumprimento à sentença do tribunal, o alargamento das competições é inevitável", pode ler-se no comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel N
    07 jun, 2016 Aveiro 22:02
    Quando eh que este país deixa de ter problemas embrulhados em papel de mata-burrão, chupa e só depois de encharcado eh que pinga. Quando eh que estes juízes, como o Sr. Ricardo Costa não são presos? Vergonha a vermos vergonhas..........
  • JOAO FERREIRA
    07 jun, 2016 S. PEDRO DO SUL 21:04
    acho muito bem o presidente do Gil Vicente ir em frente porque parece que esta provado que foi forçado a descer divisao. PORQUE DEMOROU 10 ANOS?
  • nbgc,cg
    07 jun, 2016 braca 20:16
    para não ser visto para que mandam os eleitores dizer para comentar é uma ova
  • Porconta
    07 jun, 2016 Porto 20:10
    Espero que vá até ás ultimas consequências, exija ser indemnizado o clube e ele próprio e que os responsáveis paguem caro, para que deixemos de ter ditadores e corruptos á frente de instituições publicas.
  • olha ele
    07 jun, 2016 braga 20:01
    não faço muitas afirmações mas há sempre interesses, o Gil vicente desceu de divisão, pois avia um clube de lisboa que descia em vez do Gil vicente, mas como Barcelos não está no mapa de Portugal, vamos por o Gil na segunda liga, que eles nem se apercebe disto
  • figueiredo
    07 jun, 2016 Cacia 19:35
    À dez anos foi assim e agora não há máfia? Está tudo igual,não se ganham jogos no campo.
  • Joaquim silva
    07 jun, 2016 Lyon 19:32
    Foi triste ver o gil Vicente descer de devisao. Agora ganhamos estau muito contente, parabens au présidente .Agora nâo desistir ate julgar as pessoas criminosas que fizerao sofrer o povo Barcelence. Mais uma vez obrigado sr présidente.

Destaques V+