Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gala “Porcos de Ouro” estreia-se pela promoção dos suinicultores

07 jun, 2016 - 16:29

São uma espécie de “Óscares da suinicultura” e acontecem a 22 de Junho em Leiria.

A+ / A-

A Câmara de Leiria aprovou esta terça-feira um apoio de 2.555 euros para a realização da 1.ª Gala "Porcos de Ouro - Portugal", organizada em parceria com a Federação Portuguesa de Associação de Suinicultores com o objectivo de promover o sector.

A gala será realizada no dia 22 de Junho, nas instalações do Mercado Sant' Ana, em Leiria, e conta com o apoio da Câmara, que entende que este sector tem um "impacto económico elevado" no concelho.

Para o município, a produção suinícola nacional é uma "importante fonte de receita, sendo actualmente a segunda maior actividade pecuária com maior número de efectivo e de valor do sector". Este sector é "responsável por 40% do volume de negócios no distrito de Leiria".

O peso das exportações da área geográfica de Leiria é de "27,3% do total nacional", refere ainda a minuta aprovada na reunião de executivo de hoje.

Integrada nas celebrações do 35.º aniversário da Federação Portuguesa de Associação de Suinicultores, a gala irá "homenagear as explorações que se distinguem no esforço e constante desafio na implementação de novas exigências de produção, legislação ambiental, mudanças nos hábitos alimentares e melhores técnicas de produção, com relevo para áreas como a biossegurança, bem-estar animal e ambiental".

Num universo de 21 empresas a concurso, o evento "contará com a presença de um júri composto por personalidades de renome na indústria suinícola, portuguesa e espanhola e revisita o conceito do prémio PORC D'OR, distinção que remonta a 1994, sob a chancela do Instituto de Alimentação e Agricultura Investigação e Tecnologia (IRTA), em Espanha".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+