Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bloco admite comissão de inquérito à Caixa, mas prefere esperar

07 jun, 2016 - 15:14

A deputada Mariana Mortágua admite um escrutínio do parlamento mas sublinha a necessidade de cautela com as declarações públicas sobre a Caixa Geral de Depósitos.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda não afasta a possibilidade de sugerir uma comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD), mas primeiro quer conhecer o plano de recapitalização do banco público e as razões que justificam essa operação.

A deputada Mariana Mortágua admite um escrutínio do parlamento às contas da CGD, mas diz ser necessário esperar para ver. “Sem conhecer o plano de recapitalização, sem haver nenhum facto, sem haver nenhum dado novo sobre a mesa – isto não quer dizer que não escrutinemos a Caixa – acho que é um bocadinho irresponsável estar a falar levianamente de uma comissão de inquérito.”

“Não estou a afastar a possibilidade de escrutínio, mas todas as comissões de inquérito que existiram aos bancos foi depois de terem falido, uma comissão de inquérito ao mesmo tempo que o banco está a funcionar é no mínimo complicado. Por isso não estou a afastar nenhuma questão, mas apelava a que as propostas fossem feitas de forma séria e responsável”, acrescenta Mariana Mortágua.

A deputada bloquista acrescenta ser preciso cautela com as declarações públicas sobre a Caixa Geral de Depósitos e lembra que declarações infundadas podem pôr em causa a estabilidade do banco público. “Há uma diferença em relação aos outros bancos. A Caixa é um banco público, presta contas ao parlamento de uma forma que nenhum outro banco privado faz.”

“É um banco estável”, continua, “aliás é dos bancos mais estáveis do sistema e acho que temos de ter muito cuidado com as declarações, muitas vezes infundadas, e com as desconfianças que se estão a levantar, sem fundamento, podem por em causa a estabilidade da Caixa”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    08 jun, 2016 Lisboa 10:08
    Como a 1º intervenção da troika foi desastrosa já não haverá 2º sendo que o actual modelo português pode inclusive ser o próximo a seguir caso funcione em pleno em bruxelas não estão ralados se vem da esquerda ou da direita querem é que funcione e não há mais para dizer nada.
  • antonio
    07 jun, 2016 Portugal 17:06
    Parece que a caixa já custa mais que banif e bes juntos. Temos de aguentar as escolhas ideológicas de uns e o aproveitamento de outros. Neste País ainda há muita gente que gosta de um estado gordinho (à nossa custa)
  • Eborense
    07 jun, 2016 Évora 15:37
    Enquanto estes bloquistas e os seus amigos comunistas mandarem no governo, Portugal vai continuar a afundar-se. O investimento vai continuar a cair abruptamente, o desemprego vai aumentar, o que levará o sr. Costa a aumentar o emprego público com o consequente aumento da despesa pública e portanto, a Troika estará aí novamente ao virar da esquina.

Destaques V+