Tempo
|
A+ / A-

Arbitragem. Cosme e Piscarreta ainda podem evitar despromoção

06 jun, 2016 - 22:16

Nomes dos árbitros de Braga e do Algarve surgem em zona de descida de escalão, nas classificações da temporada que agora finda mas despromoção não é dado adquirido.

A+ / A-

A despromoção dos árbitros Cosme Machado e Sérgio Piscarreta, que surgem em zona de descida da Primeira Categoria da arbitragem, não é todavia um dado adquirido. E isto porque as despromoções têm ainda de ser definidas formalmente pelo novo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, que apenas toma posse nesta terça-feira (tal como os restantes órgãos sociais eleitos para o quadriénio 2016-2020).

Os nomes dos juízes bracarense e algarvio surgem, respectivamente, no antepenúltimo e penúltimo postos da classificação de 2015/16, divulgada esta segunda-feira. Ainda assim, Cosme e Piscarreta têm ainda no horizonte uma possibilidade de manutenção no mais alto patamar da arbitragem nacional.

Ambos estão dependentes dos casos específicos dos portuenses Jorge Sousa (melhor árbitro em 2015) e Vasco Santos, cujos problemas físicos verificados durante toda a temporada impediram que reunissem elementos mínimos de avaliação, sobretudo em matéria de jogos realizados.

Ora, Jorge Sousa e Vasco Santos terão de esperar pela análise que o novel Conselho de Arbitragem fará dos casos clínicos que ambos apresentaram.

Desta feita, caso José Fontelas Gomes outorgue as justificações dos dois árbitros, Cosme Machado e Sérgio Piscarreta serão irremediavelmente despromovidos.

O sentido contrário é o que alimenta a esperança destes dois juízes. Se os elementos apresentados por Jorge Sousa e Vasco Santos não forem aceites, ambos descem de escalão enquanto Cosme Machado e Sérgio Piscarreta se manterão na Primeira Categoria.

No fundo, Fontelas Gomes entra no Conselho de Arbitragem com uma primeira “batata quente” deixada pela gestão de Vítor Pereira. E ainda resta saber que repercussões e consequências continuarão a ter as normas classificativas que tanta celeuma causaram entre o o órgão e os próprios árbitros nas últimas épocas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+