Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"​Director-Júnior" ajuda a combater insucesso escolar na Marinha Grande

04 jun, 2016 - 14:13 • Paula Costa Dias

A+ / A-

A direcção da Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande, decidiu envolver os alunos na gestão e criou a figura do “Director-Júnior”. O “cargo” foi ocupado por Ricardo Soares, aluno do 11º ano, que, com 16 anos, conseguiu apoiar alunos do 9º ano com mais dificuldade e definir um programa de voluntariado que vai prosseguir no próximo ano lectivo.

O desafio de criar a figura do “Director-Júnior” partiu do director da escola no início deste ano lectivo. O objectivo foi através dos alunos conseguir mais facilmente resolver alguns dos problemas da escola.

Ricardo foi o único candidato com um projecto que estabelecia como prioridade o combate ao insucesso escolar, através do acompanhamento dos alunos do 9º ano. Em entrevista à Renascença, conta que acompanharam os colegas mais novos e conseguiram “pô-los a resolver cinco e seis exercícios de Matemática que não sabiam”.

E, embora ainda não se consiga quantificar o resultado do esforço, pois as notas finais ainda não saíram, o balanço da medida é positivo, garante o director da Escola. Cesário Silva salienta que “em muitas circunstâncias, estes jovens também participam nalgumas iniciativas onde normalmente não participariam”.

O acompanhamento aos alunos do 9º ano é uma prioridade a ter continuidade no próximo ano lectivo, assim como a do voluntariado. O jovem director Ricardo Soares exemplifica que “há alunos do (curso) vocacional básico e do profissional que têm bastante qualidade de trabalho no que fazem”. São alunos das áreas de carpintaria e de cozinha, que, segundo o Director-Júnior, “podem vir a pintar casas, podem vir a cozinhar para as pessoas que mais precisam”, por exemplo.

E, se de início estavam receosos que tantos projectos retirassem tempo de estudo ao filho, hoje os pais não dão por mal empregue a dedicação. É que, além de ter subido as notas, o filho está diferente, salienta a mãe. Beatriz Soares vê o filho “mais estudioso do que nunca, mais atento do que nunca, e está mais aplicado, mais responsável”.

Dar a possibilidade aos alunos de se envolverem na gestão da escola foi a aposta da Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande. No final do ano lectivo, o resultado está à vista. O projecto segue no próximo ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel V. Pereira
    07 jun, 2016 Marinha Grande 14:57
    E de louvar a iniciativa. Esperemos que não "morra na casca".😠
  • EU
    05 jun, 2016 22:44
    Senhores da RR, Isto não é o Carnaval. Um director com 16 anos? Helo! Só se pode começar a trabalhar aos 18!

Destaques V+