Tempo
|
A+ / A-

Portas despede-se do Parlamento com uma lágrima no canto do olho

02 jun, 2016 - 17:48

Agradecimentos, gargalhadas, o fantasma do “irrevogável” e alguma emoção marcaram o fim de 20 anos de vida política activa de Paulo Portas.

A+ / A-
Portas despede-se do Parlamento com uma lágrima no canto do olho
Portas despede-se do Parlamento com uma lágrima no canto do olho

Paulo Portas despediu-se esta quinta-feira do cargo de deputado com lágrimas, aplausos e um discurso em que defendeu que uma sociedade na qual os mais velhos “são parte e não fardo”. "Combinei com a presidente do meu partido, de quem gosto muito e em quem confio, fazer esta intervenção num debate que o partido como instituição considerasse relevante", afirmou.

Portas alertou que os deputados serão forçados a “olhar para o modelo de Segurança Social que queremos” e apontou para as melhores práticas da Europa do trabalho e da reforma a tempo parcial. “Prometer tudo a todos para toda a vida é mentir, mesmo que sem intenção”, sublinhou.

O deputado centrista afirmou ainda que “nem os mais velhos merecem défices que devoram as suas reformas”, nem os jovens de hoje acreditam na reforma pública, porque “basta olhar para as contas para ver que qualquer coisa não está bem”, disse.

Paulo Portas finalizou então o seu discurso com umas palavras de agradecimento à assembleia. “Quero deixar a todos, sem distinção, aos colegas de bancada, parceiros de Governo, adversários políticos, funcionários, jornalistas, pelo seu sentido crítico, um obrigado”, declarou.

“Deixo amigos em todas as bancadas e tanto quanto sei não deixo inimigos. Bem-haja e bom trabalho, por Portugal”, rematou, ao som dos aplausos de todas as bancadas, com as do PSD e CSD a aplaudirem de pé.

Seguiu-se a vez do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deixar umas palavras a Paulo Portas assinalando o fim de “20 anos de vida política”. “Concorde-se ou não, é inegável que foi e é um político que conseguiu contrariar circunstâncias adversas. Consolidou um partido e deixa uma memória muito viva pelos famosos ‘sound bites’ feitos de bom e eficaz português”, declarou.

“Desejo-lhe as maiores felicidades”, concluiu Ferro Rodrigues. Paulo Portas não escondeu a emoção, e até ao final das várias intervenções sobre a sua despedida, foi deixando transparecer as lágrimas ao canto do olho.

O social-democrata Luís Montenegro tomou a palavra para expressar “respeito, admiração e sentido de cooperação”. Por sua vez, o socialista Jorge Lacão destacou a “personalidade política controversa” de Portas.

“Antes ou para além da orientação política é importante que consigamos reconhecer que nos identificamos como democratas. Maiores felicidades. Estaremos sempre preparados para o enfrentar politicamente”, acrescentou Lacão, arrancando com a última frase uma gargalhada a Paulo Portas.

Pedro Filipe Soares, do Bloco de Esquerda, ironizou: “A despedida é ao senhor deputado, porque ninguém acreditará que o político entrou de férias ou sabática”.

Do PCP, o deputado João Oliveira referiu a “tentação de fazer um trocadilho que pudesse recuperar a irrevogabilidade das intenções na política”, mas não o fez, embora tenha motivado uma gargalhada geral.

José Luís Ferreira, dos Verdes, desejou “sucesso” ao centrista dizendo que, “apesar da distância política”, reconhece em Portas “uma pessoa combativa e cordial”.

Por fim, Nuno Magalhães, presidente da bancada do CDS-PP, referiu o seu “mentor” e amigo, deixando um agradecimento forte em nome de toda a bancada.

Décadas de política

Licenciado em Direito pela Universidade Católica de Lisboa, Paulo Portas iniciou a sua vida política na Juventude Social Democrata, “dada a profunda admiração” por Sá Carneiro, diz a biografia oficial publicada no site do CDS. Desfiliou-se em 1982.

Foi jornalista no “O Tempo”, na “Tarde”, no “Semanário”. Fundou e dirigiu “O Independente”, de 1989 a 1995, ano em que começou a carreira de deputado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    06 jun, 2016 Custoias 21:41
    Sempre foste um bom actor portas, escolheste a política porque é mais lucrativo.
  • FRANCISCO OLIVEIRA P
    03 jun, 2016 VILAR DE ANDORINHO VNG 07:51
    A coragem demonstrada e a demonstração de defesa dos PAGADORES DE PROMESSAS, merecem de todos nós um reconhecido OBRIGADO
  • pedro
    03 jun, 2016 lx 07:04
    A partir do momento em que perder a imunidade parlamentar passa a poder responder por crimes praticados em exercício de funções. Se há o que apontar, é a partir de agora a altura de se agir e exigir responsabilidade, dando-se cumprimento aos mecanismos existentes na Lei para responsabilizar e punir atuações fora-da-lei e em prejuízo da população. Foi chamado de criminoso. O mínimo será que os que lhe chamaram criminoso deem agora os passos necessários para o levar à Justiça e não fique impune, indo descansadinho à sua vida. É tempo dos portugueses, para bem de todos nós, responsabilizarem políticos sem idoneidade, políticos que atuam contra a Lei e o interesse público - demonstrar que os políticos não estão acima da Lei e puni-los exemplarmente. Certamente passaríamos a ter melhores políticos, com mais vergonha na cara e a pensarem duas vezes no que se metem e andam a fazer com as pessoas.
  • Alemam
    03 jun, 2016 Lisboa 00:20
    A telepizza já esfrega as mãos de contente...
  • Jhonny
    02 jun, 2016 Lx 23:19
    Sonso, cínico e hipócrita. Esta criatura representa tudo o que não presta num ser humano. Infelizmente este imbecil deixou marcas muito profundas na nossa sociedade porque é um dos maiores responsáveis pela perda de todos os valores morais deste povo que perdeu completamente a identidade por causa de exemplos como a deste malfeitor. Também quero deixar cair uma lágrima mas com a grande diferença que é sentida, porque tenho a certeza que este desgraçado vai continuar a atormentar-nos e na primeira oportunidade este cobarde vai emergir das trevas armado em herói e salvador da pátria quando achar que as culpas da destruição e saque deste pais já recaíram sobre terceiros. Sempre fui da opinião que enquanto Cavaco e esta Ratazana não desaparecerem Portugal está condenado e é triste perceber que este verme vai apenas rentabilizar e cobrar os investimentos e favores que fez durante este período de terror em que esteve no poder e depois vai voltar em força para a politica e vou gramá-lo durante mas umas dezenas de anos.
  • Xico
    02 jun, 2016 Torres novas 22:23
    Olha Paulo! Para onde fores, manda saudades. Porque, por cá, não deixas nenhumas!...
  • jose lemos
    02 jun, 2016 porto 22:01
    que vá para sempre
  • fields
    02 jun, 2016 lx 21:56
    À conta deste irrevogável portugal e os portugueses ficaram com mais uns milhares de milhões (de submarinos) às costas, para pagar nos proximos 20, ou será 200 anos?! Agora sai e não passa nada, é assim na política, façam a me*da que fizerem saem em ombros, mas que devia levar uns ferros à isso devia.
  • Black2ooth
    02 jun, 2016 Lx 21:56
    Lágrima de crocodilo...
  • Renegado
    02 jun, 2016 Regua 21:47
    Bravo Portas...Já te admirei, agora , para mim, és transparente mas fico boquiaberto com a hipocrisia das bancadas da esquerda...Adversário ´e sempre adversário. E quem não tem inimigos não vale nada. é mesmo transparente..

Destaques V+