Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Notícia Renascença

Ex-patrões de Sócrates financiaram Fundação Mário Soares

02 jun, 2016 - 00:00 • Paulo Ribeiro Pinto

Apoio monetário só ocorreu em 2014, quando o ex-primeiro-ministro trabalhou como consultor em empresas ligadas a Paulo Lalanda e Castro.

A+ / A-

O Relatório e Contas de 2015 mostra que a Fundação Mário Soares (FMS) recebeu financiamento do então patrão de José Sócrates, através de várias empresas e do próprio Paulo Lalanda e Castro.

De acordo com o documento a que a Renascença teve acesso, o financiamento foi feito a título de subsídios à exploração, mas apenas em 2014, quando o ex-primeiro-ministro trabalhou como consultor e foi detido a 21 de Novembro desse ano.

A Fundação recebeu em 2014, e apenas nesse ano, mais de 15 mil euros de apoio do universo empresarial de Paulo Lalanda e Castro, um dos arguidos na "Operação Marquês". Um valor que, no entanto, corresponde a pouco mais de 3% dos subsídios à exploração arrecadados pela FMS. Em 2014 o valor total nesse capítulo ascendeu aos 498.921 euros.

De acordo com o Relatório e Contas do ano passado, o próprio Lalanda e Castro avançou com 5.159 euros. Mas também as empresas Intelligent Life Solutions, Lda. (cinco mil euros), a Dynamicspharma, S.A. (três mil euros) e a Octapharma Gestão Estratégica e Operacional (dois mil euros), todas ligadas a Lalanda e Castro.

Os principais financiadores da Fundação Mário Soares são o BPI e Novo Banco com 100 mil euros, cada um, a EDP com 75 mil euros e a Câmara de Lisboa com 40 mil euros, indica o documento.

Por partes, a Octapharma – multinacional farmacêutica suíça – contratou o ex-primeiro-ministro em Janeiro de 2013 através do administrador Lalanda e Castro para consultoria no Brasil.

O empresário contratou depois, em 2014, José Sócrates para a Dynamicspharma, uma pequena empresa pessoal de Lalanda e Castro. Poucos dias depois da detenção do ex-primeiro-ministro a Octapharma rescindiu o contrato.

A Intelligent Life Solutions – de prestação de serviços e comercialização de produtos e equipamentos na área da saúde e emergência médica – também pertencia a Lalanda e Castro.

A atribuição de subsídios à Fundação Mário Soares através do universo de empresas de Lalanda e Castro aconteceu apenas em 2014. Nem antes nem depois desse ano existem registos de apoios.

A Renascença tentou contactar o secretário-geral da Fundação, Carlos Barroso, mas sem sucesso.

O ex-primeiro-ministro foi detido no dia 21 de Novembro de 2014, quando aterrou em Lisboa regressado de Paris por suspeitas de branqueamento de capitais, fraude fiscal e corrupção.

Três dias depois, a 24 de Novembro, é anunciada a medida de coacção: prisão preventiva.

No dia 4 de Setembro de 2015, o ex-primeiro-ministro passa para prisão domiciliária com vigilância policial. A 16 de Outubro José Sócrates a medida de coacção é de novo alterada, ficando impedido de sair do país sem autorização.

Ao longo de todo esse processo, Mário Soares e José Sócrates sempre mostraram grande proximidade e o ex-Presidente da República fez questão de visitar o ex-primeiro-ministro na prisão e manifestar publicamente a sua solidariedade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    02 jun, 2016 Lisboa 11:09
    KKKKKKKKKKKKKKKKK e a caganeira da minha avó teve origem num espirro de José Sócrates que recebeu o virus de uma empresa onde....lallalalalalalalalal é obra!!!
  • zépovinho
    02 jun, 2016 lisboa 10:29
    venderam Portugal â CEE/U.E. que são os novos donos de Portugal. esta politicada legitimada com os votos dos otários vai-se governando à conta do zépovinho!!! são parvos?? claro que não, parvos são os que lhes dão beijinhos, abraços e votos.!! em 40 anos após a porcaria do 25 de abril PS-PSD-CDS destruíram uma nação com 900 anos de história apoiados pela esquerdalhada PCP - BE que destruíram a nossa cultura a nossa identidade como povo com a história dos racismos e outras porcarias!!
  • rogerio
    02 jun, 2016 setubal 10:14
    amigos amigos negócios juntos
  • Carlos Soares
    02 jun, 2016 Lisboa 10:08
    Está explicada a indignação do chefe, quando o artista foi preso. GRANDE "PORTUGUÊS"
  • Andre
    02 jun, 2016 lx 09:15
    Já está a ficar um pouco mais evidente, quiçá, a cara de assustado do Mario Soares quando foi visitar o amigo 44 e lhe cairam 44 jornalistas em cima. Já estou a ouvir aquela musica "afinal havia outra....."... Ah e tal foram "donativos" ninguém sabia a origem, vão se bater de malucos, os chico espertos. Compreende-se agora perfeitamente porque esses ex eram tão esquivos no combate a corrupção "ah e tal é dificil".
  • Zé Brasileiro
    02 jun, 2016 Braga 09:05
    ÑÃO ACREDITO ... Gente TÃO boa tão , tão , tão ... Más línguas , más línguas ...
  • lv
    02 jun, 2016 lisboa 08:47
    E eu, humilde contribuinte, financio a Renascença, os jornaleiros da Renascença e os donos da Renascença!
  • TUGA
    02 jun, 2016 LISBOA 08:04
    ISTO É UMA MÁFIA!!!!... POR ISSO VEMOS ESTES VERMES COM BOAS VIDAS, MAMAM DO POVO E DISTRIBUIEM O BOLO ENTRE ELES!!!! TODO A GENTE SABA TODA A GENTE VÊ E TODA A GENTE DÁ VOTOS A ESTES PARASITAS!! OPOVO TEM O QUE MERECE!!!! FOI PARA ISTO A MERDA DO 25 DE ABRIL???? TANTA POLÍCIA, INVESTIGADORES, SECRETAS, JUÍZES, E NINGUÉM FAZ NADA??? NINGUÉM VÊ, NINGUÉM SABE!!!! O POVO TEM O QUE MERECE!!!!
  • Paulo Reis
    02 jun, 2016 TVedras 07:40
    Olha que dois. Grande dupla. Parece um desenho do "veja as diferenças". A unica diferença é que um, o Engenheiro, foi constituido arguido, o outro é como o vento, passa entre os pingos da chuva.
  • Bichezas
    02 jun, 2016 Guimarães 06:48
    Depende do ponto de vista... Eu sou obrigado a pagar uma quantidade de euros mensalmente nas facturas da EDP que não são custos de electricidade mas outras rubricas... Pago despesas para isto e para aquilo e para manutenção do pouco que tenho na conta BPI... Pago para a edilidade camarária custos que cada vez são maiores em relação ao que deles recebemos em troca... Com os meus impostos sustento os ministérios... Por tudo isto, acho que devem "Mecenar" com o que é deles, pois "mecenar" com o que é nosso é feio e demostra a "esperteza saloia" de que estão imbuídos. Da lista apresentada o que me pareceu "unicamente" honesto foi a fundação Gulbenkian!... Além de que caros comentadores, se continuarmos a achar que é normal dar só por dar, então não temos que nos queixar da corrupção do "compadrio" e da vergonha que isto se tornou. Para mim não passa de uma cabala para ludibriar os otários que somos "nós"... Estamos perante os maçons que criam fundações que servem para propósitos no mínimo suspeitos, trocas, favores, colocações, partilha de poderes, só muito pouco usa o "grã-mestre" em real propósito da sua "Fundação"... Enfim já se prepara uma nova revolução para efectuar a limpeza a "Natureza" tão necessita...

Destaques V+