Tempo
|
A+ / A-

Washington alerta para ameaça terrorista no Euro e na Jornada Mundial da Juventude

01 jun, 2016 - 15:13

É apenas a terceira vez em duas décadas que os EUA lançam um alerta de terrorismo para a Europa, mas fontes dos serviços secretos desdramatizam.

A+ / A-

Os Estados Unidos emitiram esta quarta-feira um aviso sobre a ameaça de atentados terroristas na Europa, mais especificamente durante o Euro 2016, em França, e as Jornadas Mundiais da Juventude, que terão lugar em Cracóvia, na Polónia, e onde são aguardados cerca de 2.5 milhões de jovens católicos. A Volta à França, em ciclismo, também é um alvo potencial, diz o alerta.

Washington emite regularmente estes avisos, sempre que tem qualquer indicação de ameaça, mas é apenas a terceira vez em 20 anos que o faz para a Europa, segundo a Reuters.

A agência cita uma fonte dos serviços de informação americanos que explica que a ameaça é geral e não se baseia em informações específicas. Já um ex-operacional dos serviços de segurança britânicos desdramatiza, dizendo que é normal Washington emitir estes alertas sempre que ouvem falar em ameaças, por mais indeterminadas que sejam, uma vez que são obrigados a tal por lei.

As autoridades francesas dizem estar preparadas para enfrentar qualquer ameaça terrorista ao Euro 2016. Mais de 90 mil polícias, soldados e agentes de segurança privada estão a postos para garantir a segurança do milhão de adeptos que se esperam no país durante o torneio e há planos para utilizar tecnologia antidrone, como medida de protecção adicional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JR
    01 jun, 2016 Sintra 16:04
    Só falta dizer se as ameaças vêm da parte dos "terroristas moderados" que eles apoiam ou vêm do EI, apoiados pelos "terroristas moderados"....

Destaques V+