Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Não há dinheiro para pagar horas a 100% aos médicos, garante ministro

31 mai, 2016 - 10:58

Adalberto Campos Fernandes responde à revindicação do sindicato, que ameaça avançar para uma greve já que é grande o descontentamento na classe médica.

A+ / A-

O ministro da Saúde disse entender as reivindicações dos médicos que ameaçam fazer greve se não conseguirem a reposição do pagamento das horas extraordinárias a 100%, mas alegou que este ano tal não será possível por razões orçamentais.

Adalberto Campos Fernandes, que falava aos jornalistas no final da sessão de apresentação do 1.º Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico, mostrou-se confiante de que os médicos não vão avançar para a greve.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou na segunda-feira que vai solicitar a intervenção do primeiro-ministro e dos grupos parlamentares para a reposição do pagamento a 100% das horas extraordinárias, actualmente pagas a 50%.

Segundo o secretário geral do SIM, e em último caso, os clínicos podem avançar para uma greve já que é grande o descontentamento na classe médica.

"É uma preocupação eticamente legítima", disse o ministro, para quem "há algum grau de injustiça na forma como os médicos são pagos". Contudo, o governante frisou que a lei do orçamento, que está em vigor, não permite que, pelos menos em 2016, esta questão sofra mudanças.

Adalberto Campos Fernandes apelou aos médicos para que tenham "compreensão" e disse: "não podemos dar tudo a todos ao mesmo tempo".

O ministro referia-se nomeadamente à reposição das 35 horas no sector da saúde, sobre a qual disse haver condições para que decorra normalmente.

Questionado sobre alegadas dificuldades neste processo junto das Finanças, Adalberto Campos Fernandes referiu que há "coerência e consistência" dentro do Governo sobre esta e as outras matérias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A mim não enganas
    31 mai, 2016 Lisboa 17:14
    Não há dinheiro para os Hospitais do Estado e para os Médicos que trabalham nos Hospitais do Estado, mas há milhões de euros para os Hospitais privados! Porque não se começa também a cortar por aí ? Se os hospitais são privados porque razão o Estado tem que injectar milhões de Euros nesses hospitais anualmente ?
  • xx
    31 mai, 2016 lx 12:20
    Srº Ministro da Saude, mas no HSM parece haver dinheiro para todo o tipo de barbaridades, excepto para quem efectivamente trabalha. Inspeccione se VERDADEIRAMENTE quiser mudar alguma coisa
  • A. FERREIRA
    31 mai, 2016 QUEIJAS 12:09
    Não há dinheiro... não há palhaços Não sabia já isso - prometeram e a palavra dada...
  • Alberto
    31 mai, 2016 Funchal 11:19
    Quem não tem dinheiro, não tem vícios.

Destaques V+