Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ricardo Carvalho: "É obrigatório passar a primeira fase"

31 mai, 2016 - 10:21

O central sonha com a conquista do Europeu, mas pensa etapa a etapa. Aos 38 anos, o futuro não entra na sua lista de preocupações.

A+ / A-
Ricardo Carvalho. Para o jogador mais velho da Selecção, é obrigatório chegar à final
Ricardo Carvalho. Para o jogador mais velho da Selecção, é obrigatório chegar à final

Chegar aos oitavos-de-final é o objectivo mínimo determinado por Ricardo Carvalho para o Euro 2016. O central diz, mesmo, que "é obrigatório passar a primeira fase". Nas suas contas entra o primeiro jogo, com a Islândia, mas sem o carácter decisivo que muitos colam aos encontros de abertura.

"É importante começar bem, mas teremos outros jogos para recuperar", argumentou o jogador, em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, direccionando a mira para o título que escapou à selecção nacional em 2004.

"Não ganhámos em 2004, mas joguei a final. Temos que chegar à final para ganhar. Neste tentaremos, primeiro, chegar lá, depois tentaremos ganhar", define.

A idade como posto

Os 38 anos motivam questões sobre pontos finais e últimas oportunidades, mas Ricardo Carvalho não perde tempo a pensar no futuro e se este será o seu último Campeonato da Europa. "Com a minha idade só penso no presente. Não penso muito mais do que isso", explica.

A veterania obriga, sim, a "mais repouso" do que os jogadores mais jovens. Afastado das convocatórias por Paulo Bento, o central regressou às opções, desde a chegada de Fernando Santos. Há seis anos que não disputa a fase final de uma competição de selecções e, assume, já sentia falta deste ambiente.

"Sempre tive saudade e sempre quis representar o meu país. Estou sempre disponível e sinto que posso ajudar", reforça.

Ricardo Carvalho tem 83 internacionalizações por Portugal e foi um dos titulares de Fernando Santos, na fase de qualificação.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+