Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Missão espacial que vai detectar milhões de galáxias preparada em Lisboa

30 mai, 2016 - 22:17

Quatro centenas de cientistas estão reunidos no Centro Cultural de Belém para debater a “Euclid”, missão que pretende sondar a geometria do Universo e perceber o porquê da sua expansão acelerada.

A+ / A-

A quatro anos do lançamento do satélite “Euclid”, cerca de 400 investigadores e engenheiros nas áreas da Física, Astrofísica e Ciências do Espaço, assim como membros da Agência Espacial Europeia, da NASA e da indústria aeroespacial reúnem-se para discutir os aspectos da missão. A conferência internacional decorre esta semana no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Alguns dos maiores nomes mundiais da Astrofísica e da Cosmologia reúnem-se esta semana no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, para fazer o ponto de situação da missão espacial “Euclid”, que pretende sondar a geometria do Universo e perceber o porquê da sua expansão acelerada.

O satélite “Euclid”, com lançamento previsto para 2020, permitirá detectar cerca de 2 mil milhões de galáxias, que servirão para mapear a distribuição da matéria escura que constitui 23% do Universo, segundo os cientistas.

O satélite terá um telescópio de 1,2 metros de diâmetro e a missão irá realizar um levantamento de 40% do céu, com detalhe sem precedentes.

“Vai observar o Universo à nossa volta, vai permitir recolher dados que nos permitem saber de que forma é que as galáxias estão distribuídas à nossa volta, até a profundidades elevadas em termos de distância”, explicou à Renascença António da Silva, um dos coordenadores da participação portuguesa e membro da direcção do consórcio.

A partir daí, diz António da Silva, o objectivo da missão é “compreender a natureza da chamada matéria escura e da energia escura – dois grandes enigmas da ciência actualmente.”

A missão tem outros aspectos como, por exemplo, testar teorias da gravidade. “Pretende-se saber se a Teoria da Relatividade Geral de Einstein é a teoria que melhor descreve o Universo no seu conjunto ou se precisa de modificações”, refere o cientista português.

A participação de Portugal faz parte de um acordo entre a Agência Espacial Europeia e mais de uma dezena de países envolvidos, incluindo os Estados Unidos.

O objectivo é, juntamente com as outras agências, responder às questões científicas da missão e desenvolver instrumentos para o seu lançamento.

“Para Portugal isto é extremamente importante porque permite que a comunidade científica portuguesa que trabalha na área da Astrofísica e da Cosmologia consiga continuar o seu trabalho e a sua actividade. É também importante do ponto de vista industrial – temos companhias nacionais que respondem a concursos da ESA para a construção de componentes nos diferentes módulos do satélite que vai ser lançado”, sublinha António da Silva.

A reunião de cientistas internacionais começou esta segunda-feira e decorre até sexta-feira, dia 3 de Junho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sorte Grande
    31 mai, 2016 Santarém 22:33
    A escolha de Lisboa foi feita porque o comandante do satélite vai ser o Marocas, reparem que há algum tempo o homem se tem abstido de comentários políticos pois pelos vistos está agora apenas dedicado a esta missão.
  • Ramiro Bastos
    31 mai, 2016 Lisboa 11:21
    Gostaria de saber como amador da Astrofisica poderei assistir às varias intervenções que se vão efectuar no ambito desta conferência.
  • Rui
    31 mai, 2016 Lisboa 10:08
    Ciência nem vê-la é só matemáticos.
  • fernando silva
    31 mai, 2016 coimbra 08:25
    A missão não é preparada em Lisboa, trata-se de fazer um ponto da situação. Quem te manda a ti sapateiro tocar viola? Sempre a mania das gradezas balofas!!!!
  • Luís Santos
    31 mai, 2016 Lisboa 01:12
    Matéria escura. Uma questão de fé. Para quando o regresso ao método científico?
  • antonio patinha
    31 mai, 2016 setubal 00:21
    PARABENS AO GRANDE ENVENTO.

Destaques V+