Tempo
|
A+ / A-

​Costa defende que Portugal está em recuperação

30 mai, 2016 - 21:42

Primeiro-ministro pede aos empresários que ajudem a construir "uma nova imagem e de uma nova percepção sobre Portugal, em particular nos Estados Unidos".

A+ / A-

O primeiro-ministro apelou esta segunda-feira aos empresários, muito deles estrangeiros, para que transmitam uma nova percepção de Portugal e defendeu que o país está em recuperação económica, tendo conseguido acomodar os efeitos da desaceleração no plano externo.

António Costa assumiu estas posições num jantar da Câmara de Comércio Americana, em Lisboa, perante uma plateia constituída maioritariamente por empresários portugueses e de multinacionais instaladas em Portugal, a quem pediu um envolvimento para a "construção de uma nova imagem e de uma nova percepção sobre Portugal, em particular nos Estados Unidos".

"Uma imagem e uma percepção de um país moderno, de um país de confiança. Só com confiança se conseguirá atrair mais investimento e se conseguirão aumentar as exportações", sustentou o líder do executivo.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro advogou que o programa de recuperação económica do seu Governo "está em plena execução e tem sido um instrumento importante para acomodar os efeitos da desaceleração da economia mundial".

"Em paralelo, aprovámos numa visão de médio prazo o Programa Nacional de Reformas Sobre esse Programa, a Comissão Europeia já declarou que revela um grau de ambição suficiente para fazer face aos desequilíbrios excessivos, apresenta medidas relevantes para dinamizar a competitividade e reduzir a dívida privada", apontou.

Depois de elencar uma série de medidas que disse já terem sido tomadas pelo seu executivo para o relançamento da economia portuguesa, António Costa falou sobre o cenário macroeconómico do país.

"A Comissão Europeia, apesar de algumas divergências sobre o impacto de algumas medidas ou sobre o cenário macroeconómico, reconhece pela primeira vez que Portugal cumprirá em 2016 o objectivo de ter um défice inferior a 3%. Podemos discutir se é 2,2% ou 2,7%, mas o que não há dúvidas é que será pela primeira vez inferior a 3% e permitirá a Portugal sair do procedimento de défice excessivo e beneficiar de outras oportunidades para apoiar o investimento e promover o crescimento", salientou.

Num balanço sobre seis meses de funções governativas, António Costa destacou também que o seu Governo "tem estado fortemente empenhado na estabilização do sistema financeiro".

"O país não pode adiar a solução dos problemas do seu sistema financeiro e continuar a ver acontecer o que já por duas vezes aconteceu desde a conclusão do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro. Desde esse momento já duas importantes instituições foram objecto de resolução - resoluções essas que tiveram efeitos negativos para os contribuintes, para as outras instituições e também para a confiança no sector", referiu.

É por isso, segundo António Costa, que o seu executivo está a trabalhar para "melhorar os quadros de supervisão e de resolução, nomeadamente separando os dois sistemas".

"Continuamos também a trabalhar para encontrar soluções que permitam melhorar a situação do balanço dos bancos. Precisamos de reforçar a confiança no sector assegurando a sua estabilidade", completou o primeiro-ministro.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro também manifestou apoio ao Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP).

"Portugal apoia, desde o seu lançamento, a conclusão do acordo não só porque a relação de Portugal com os Estado Unidos integra as prioridades estratégicas da política externa portuguesa, mas também porque a vertente económica deste relacionamento é uma das dimensões com maior potencial de crescimento", justificou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • antonio
    31 mai, 2016 Portugal 20:30
    é o rei da conversa fiada.
  • João Lopes
    31 mai, 2016 Viseu 09:31
    O chefe da geringonça social-comunista permite-se dizer inverdades (mentiras), como esta: «o país está em recuperação económica», porque ele é um grande malabarista! Mas infelizmente, para os portugueses, a realidade é o que é, não se deixa condicionar por sofismas!
  • Pedro Torres
    31 mai, 2016 Lisboa 01:19
    Claro que Costa precisa de fazer este papel, porque ninguem vê a tal melhoria de que ele fala. O desemprego aumentou, as empresas estão a encerrar a um ritmo acelerado, as exportaçoes baixaram, o investimento estrangeiro estagnou... mas o homem acha que está a ir no bom caminho. Talvez para ele, para os familiares e para os amigos (que o diga o filho do Lacerda e do Soares) mas o povo não vê melhoria nenhuma e só vê crispação por todo o lado.
  • agostinho v couto
    30 mai, 2016 usa 23:37
    Tal e qual tudo muito lindo muito ,cor de rosa incentivar as empresas a investir e a seguir mandar para la o Arsenio e a comandita da cgtp destruir tudo logo de seguida esse e que e o vosso lema ,,so que os americanos nao sao burros , semeiam ,mas depois exigem ,,colher nao sao assim tao ,,tansos como s sr Costa e a giringonca pensam
  • Ó Alberto
    30 mai, 2016 lis 23:03
    Esse é o espelho do governo anterior!...Cumprir os valores prometidos, ZERO! Apesar dos pesados sacrificios impostos ao povo, porventura você não deve ser povo e foi beneficiado!...$00 mil mandados sair da zona de conforto e que emigrassem! Ganda Coelho, que saiu da cartola!...
  • Alberto
    30 mai, 2016 Funchal 22:18
    E temos recuperado bastante: as Empresas aumentaram os lucros, descontam menos TSU, empregam 0 e recebem mais IVA; os que trabalham, pagam mais Luz, mais nos Combustíveis, nos Transportes e recebem menos nas reformas cada vez mais tarde.

Destaques V+